As redes sociais podem ser uma ótima plataforma para compartilhar bons momentos, conquistas no trabalho ou fotos fofas do seu gato. Contudo, nem todo mundo que faz uso dessas plataformas tem intenções tão boas assim. Um golpe bastante recente, conhecido como “Golpe dos Nudes“, é a prova disso.
O caso, que tem chocado bastante gente nos últimos tempos, revela a maneira ousada como um grupo criminoso ostentava suas atividades ilícitas por meio de fotos nas redes sociais.
Quer entender melhor? Então confira o artigo completo a seguir para saber o que é o Golpe dos Nudes e como se proteger dele.
O que é o Golpe dos Nudes?
As redes sociais já são parte do nosso dia a dia. Uma parte que se manifesta inclusive fisicamente, com dancinhas de TikTok em corredores do shopping e centenas de selfies em pontos turísticos.
E tanto a popularização dos smartphones quanto o fácil acesso à internet fazem das redes sociais um ponto de encontro virtual cada vez mais atrativo para pessoas de diferentes partes do globo.
Acontece que, muitas vezes, toda essa conexão também traz novos desafios, como o da segurança no ambiente digital.
Recentemente, um grupo criminoso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina acabou ganhando destaque na mídia ao fazer uso das redes como uma espécie de palco. O objetivo? Ostentar carros luxuosos, grandes quantias de dinheiro, objetos valiosos e caros. Tudo conquistado por meio de atividades ilícitas, ou seja, de crimes.
E por trás de toda a fachada de riqueza, escondia-se o chamado Golpe dos Nudes.
Como o golpe funciona?
O Golpe dos Nudes consiste na abordagem de pessoas, principalmente homens, em redes sociais e aplicativos de mensagens, através de perfis fake. Para isso, o grupo faz uso de fotos de mulheres atraentes e começa uma espécie de “relação virtual”, persuadindo a vítima a enviar fotos íntimas.
O que essas pessoas não sabem é que os criminosos por trás dos perfis falsos fazem uso dessas imagens para chantagem em troca de dinheiro.
Assim, as vítimas eram ameaçadas com a divulgação de suas fotos caso não pagassem altas quantias de dinheiro aos golpistas. Quem se recusava a cooperar, tinha a intimidade exposta.
As implicações desse golpe são alarmantes, e deixam claro o risco que os usuários de redes sociais estão expostos todos os dias.
Muitas vezes a confiança depositada na pessoa errada pode se tornar um problema, com pessoas mal-intencionadas que exploram vítimas em busca de ganho financeiro e poder.
Como se proteger nas redes sociais?
Pode parecer impossível estar totalmente seguro em um ambiente online, mas existem algumas coisas que você pode fazer para proteger sua privacidade e diminuir o risco de golpes.
A primeira delas é desconfiar de perfis desconhecidos, que parecem falsos. Antes de se envolver emocionalmente ou compartilhar qualquer tipo de informação pessoal com alguém, encontre uma forma de verificar que a pessoa é realmente quem ela diz ser.
Além disso, evite compartilhar informações pessoais, como endereço residencial, número de telefone ou dados financeiros, com desconhecidos na internet. Essa regra vale para qualquer pessoa, independentemente da idade. Não apenas crianças estão expostas a pessoas mal-intencionadas.
Por fim, reforce a segurança de todas as suas contas, fazendo uso de senhas fortes e únicas e sempre que possível ativando a autenticação de dois fatores.
Caso suspeite que está sendo alvo de algum tipo de golpe, denuncie o perfil e corte o contato imediatamente. O Golpe dos Nudes é uma das facetas ruins da internet, mas não é a única. Fique atento aos golpes e use as redes sociais com bom senso, ok? Nunca se sabe que tipo de pessoa está conversando com você do outro lado da tela.