Desde o início do ano estamos vivendo uma série de mudanças, algumas causadas pela pandemia outras, simplesmente, pela vontade de mudar. Estamos vendo grandes marcas assumirem seu propósito e encararem tudo de uma forma diferente, buscando cada vez mais alinhamento com as empresas e plataformas parceiras. Sendo assim, O Facebook corre risco de acabar?
O Facebook corre risco de acabar?
A empresa Facebook é considerada a maior rede social do mundo com 2,4 bilhões de usuários ativos e, por sua vez, possui uma política fraca quanto ao discursos de ódio e desinformação (Fake News) em sua plataforma. Além disso, o Facebook é também dono do Instagram e o WhatsApp. Como é de conhecimento, o Facebook e o WhatsApp são grandes fontes de propagação e envio de desinformação. Então, o Facebook não corre risco de acabar!
Mas como isso aconteceu?
Recentemente vivenciamos grandes acontecimentos no Brasil e no mundo relacionadas ao racismo, discurso de ódio e propagação de fake news. Contudo, a notícia de que as gigantes de bens de consumo anunciaram a suspensão da veiculação de anúncios do Facebook e Instagram movimentou as redes sociais. Para tanto, a decisão vem em protesto às políticas da empresa em torno de discursos de ódio e da desinformação (fake news).
Esse movimento começou a ganhar força após a criação de um grande grupo civis que pressionaram as marcas para que se posicionassem e retirem os investimentos em anúncios no Facebook. Sendo assim, a alegação principal é de que essas empresas (Facebook e Instagram) não fizeram progressos suficientes para lidar com as postagens ofensivas.
O Facebook corre risco de acabar? Há pelo menos 100 empresas que deixaram de anunciar na plataforma. Entre essas empresas estão:
- Unilever
- Coca-Cola
- Verizon
- Pepsi
- Starbucks
- Ford
- Microsoft
- Adidas
- North Face
- Pfizer
Como a saída de anunciantes do Facebook pode prejudicar a empresa?
Além da perda de confiança e credibilidade, o Facebook será muito impactado financeiramente. Atualmente, a maior fonte de renda do Facebook vem dos anúncios, totalizando cerca de 98% do seu faturamento. A estimativa é que o Facebook perca 39 bilhões com a saída dessas marcas e o preço das ações do Facebook caiu em média 8%.
O que o Facebook fará a respeito disso?
Tendo em vista que o Facebook não vai acabar, Mark Zuckerberg anunciou na sua rede social que medidas estão sendo tomadas pela empresa, principalmente para impedir a disseminação de fake news. Entre ela estão: a criação do “Centro de Operação Eleitorais nas 72 horas que antecedem as eleições”, tornar mais rígidos os critérios de corte dos discursos de ódio, além de outras providências.
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Fonte: veja.abril.com.br
Foto destacada: freepik.com