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O Facebook corre risco de acabar?

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Desde o início do ano estamos vivendo uma série de mudanças, algumas causadas pela pandemia outras, simplesmente, pela vontade de mudar. Estamos vendo grandes marcas assumirem seu propósito e encararem tudo de uma forma diferente, buscando cada vez mais alinhamento com as empresas e plataformas parceiras. Sendo assim, O Facebook corre risco de acabar?

O Facebook corre risco de acabar?

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A empresa Facebook é considerada a maior rede social do mundo com 2,4 bilhões de usuários ativos e, por sua vez, possui uma política fraca quanto ao discursos de ódio e desinformação (Fake News) em sua plataforma. Além disso, o Facebook é também dono do Instagram e o WhatsApp. Como é de conhecimento, o Facebook e o WhatsApp são grandes fontes de propagação e envio de desinformação. Então, o Facebook não corre risco de acabar!

Mas como isso aconteceu?

Recentemente vivenciamos grandes acontecimentos no Brasil e no mundo relacionadas ao racismo, discurso de ódio e propagação de fake news. Contudo, a notícia de que as gigantes de bens de consumo anunciaram a suspensão da veiculação de anúncios do Facebook Instagram movimentou as redes sociais. Para tanto, a decisão vem em protesto às políticas da empresa em torno de discursos de ódio e da desinformação (fake news).

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Esse movimento começou a ganhar força após a criação de um grande grupo civis que pressionaram as marcas para que se posicionassem e retirem os investimentos em anúncios no Facebook. Sendo assim, a alegação principal é de que essas empresas (Facebook e Instagram) não fizeram progressos suficientes para lidar com as postagens ofensivas.

O Facebook corre risco de acabar? Há pelo menos 100 empresas que deixaram de anunciar na plataforma. Entre essas empresas estão:

  • Unilever
  • Coca-Cola
  •  Verizon
  • Pepsi
  • Starbucks
  • Ford
  • Microsoft
  • Adidas
  • North Face
  • Pfizer

Como a saída de anunciantes do Facebook pode prejudicar a empresa?

Além da perda de confiança e credibilidade, o Facebook será muito impactado financeiramente. Atualmente, a maior fonte de renda do Facebook vem dos anúncios, totalizando cerca de 98% do seu faturamento. A estimativa é que o Facebook perca 39 bilhões com a saída dessas marcas e o preço das ações do Facebook caiu em média 8%.

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O que o Facebook fará a respeito disso?

Tendo em vista que o Facebook não vai acabar, Mark Zuckerberg anunciou na sua rede social que medidas estão sendo tomadas pela empresa, principalmente para impedir a disseminação de fake news. Entre ela estão: a criação do “Centro de Operação Eleitorais nas 72 horas que antecedem as eleições”,  tornar mais rígidos os critérios de corte dos discursos de ódio, além de outras providências.

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Fonte: veja.abril.com.br
Foto destacada: freepik.com

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