Nudge: economia comportamental para tomada de decisão
À primeira vista, o nudge da economia comportamental para tomada de decisão é uma área de estudo recente da economia. A princípio, todos nós já estivemos em uma situação de escolher algo, como por exemplo, um filme ou série na plataforma de streaming. Porém ao tentarmos decidir sobre as opções que temos, nós simplesmente não sabemos o que escolher. Sobretudo, é aqui que os nudges da economia comportamental podem ser úteis para as pessoas. Eles nos ajudam primordialmente a fazer melhores escolhas, influenciando nossa tomada de decisão.
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Conceitos e história da economia comportamental
Antes de tudo, nudge segundo Thaler e Sunstein (2008) é:
qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento de forma previsível, sem proibir nenhuma opção ou alterar significativamente os incentivos econômicos.
Antecipadamente, vale destacar que o conceito de arquitetura de escolha é a ideia que a forma como os itens são apresentados tem uma forte influência sobre os padrões de gasto do consumidor, e que modificar a forma como os bens e serviços são apresentados e vendidos pode influenciar fortemente o que os clientes escolhem comprar.
Logo, o profissional que influencia indiretamente as decisões de outras pessoas, pode ser chamado de arquiteto de escolhas.
O nudge é fundamentado na disciplina de economia, desde Adam Smith e o pensamento lógico da economia neoclássica surge a economia comportamental. Ainda mais com um viés sistemático, traz à tona a heurística na tomada de decisões, através dos vieses básicos como disponibilidade, representatividade e ancoragem.
Sobre a ótica da história da economia comportamental alguns pontos tornam-se vitais para refletirmos:
- Compreender a história e as diferenças entre economia e mentalidade inconsciente irracional;
- Aprender sobre as descobertas mais valiosas e contribuições dos pais da economia comportamental desde o final da década de 1970 (Thaler, Kahneman e Tversky);
- Estudar a natureza e os usos práticos de uma das mais importantes teorias da economia comportamental: a teoria da perspectiva.
O que são nudges e como funcionam?
Nudges são influências sutis que levam as pessoas a agir. Contudo, um bom exemplo disso é o botão “comprar agora” em um site de compras on-line. Essa mensagem pode influenciar alguém a comprar algo imediatamente, em vez de esperar por uma venda.
Além disso, existem 3 maneiras principais pelas quais os nudges funcionam:
a) Empurrões sociais: são influências sutis que nos levam a agir com base em normas sociais. Por exemplo, se você observar outras pessoas vestindo uma determinada cor de camisa, você pode se sentir mais inclinado a usar a mesma cor da camisa;
b) Empurrões cognitivos: essas são influências que nos levam a pensar sobre as coisas de forma diferente. Por exemplo, se um amigo lhe disser que gosta de determinado filme, você pode começar a pensar em filmes que nunca viu antes.
c) Empurrões comportamentais: são estímulos que nos levam a agir de determinada maneira. Se o seu chefe lhe pedir para fazer alguma coisa, você pode se sentir compelido a cumprir o pedido.
Exemplos e cases de nudge da economia comportamental
Todavia, alguns cases espalhados pelo mundo ajudam a gente a refletir e esclarecer mais sobre o que é nudge. Nesse sentido, a famosa mosca colada no mictório, faz com que usuários de banheiros públicos mirem no vaso evitando errar o alvo, consequentemente, deixando o banheiro mais limpo e com menos manutenção da equipe de limpeza.
Do mesmo modo, outro exemplo de nudge é a a escadaria de piano, uma forma lúdica para estimular a caminhada pelos degraus ao invés de pegar a escada rolante. Em tese, uma escolha mais saudável e divertida.
Assim como os demais, outro exemplo interessante é o adesivo no display de papel toalha nos banheiros públicos. Essa ativação visa trabalhar a conscientização do uso de recursos naturais e preservação da natureza.
Nudges são aplicados também nas ruas com o objetivo de fazer motoristas diminuírem a velocidade nas vias públicas. Mostrar barreiras visuais pode inibir uma ação de acelerar por parte do motorista.
Empresas também podem criar nudges alusivos as suas atividades e nicho de atuação. No caso a nike incentivava a jogar o lixo na cesta de basquete. Além do esporte, acontece aqui uma tomada de decisão divertida.
Da mesma forma, o problema de ter bitucas de cigarro espalhadas pelo chão tem sido combatido com nudges divertidos como uma enquete com alternativas para votar. Essas urnas têm mudado o comportamento de fumantes que antes, talvez por nenhum exemplo ou motivação, jogavam o resto dos seus cigarros direto no chão.
O poder de um “empurrãozinho”
A ideia por trás do nudging é simples: se você quer que as pessoas se comportem de maneira diferente, mude o ambiente ao seu redor. Nudges são mudanças sutis no ambiente físico que influenciam o comportamento sem alterar o que está sendo feito.
Por exemplo, se houvesse sinais postados na entrada de um parque dizendo: “Não são permitidos cães”, isso seria um empurrão claro. No entanto, se esses sinais fossem substituídos por: “Por favor, mantenha seu cão na coleira” ou “Cães devem ser mantidos na coleira em parques públicos”, isso seria um empurrão menos direto.
Existem 3 tipos de nudges: informativos, normativos e motivacionais
Os nudges informativos fornecem informações sobre as consequências de certos comportamentos. Os empurrões normativos encorajam as pessoas a agir de uma determinada maneira porque os outros estão agindo dessa maneira. Os empurrões motivacionais incentivam as pessoas a agir porque acreditam que deveriam.
Se você quiser comer de forma mais saudável, pode ser dito que comer menos açúcar ajudaria a perder peso. Ou ainda, se você quiser se exercitar com mais frequência, pode ser incentivado a ingressar em uma academia por amigos, colegas ou familiares. Esses nudges funcionam porque fornecem informações sobre o que você deve fazer.
Nudges são diferentes de comandos. Comandos dizem às pessoas o que fazer; cutucadas lhes diz por que deveriam fazer. Se você quiser entrar em forma, pode ser dito para ir à academia e levantar pesos. Isso é um comando. A melhor maneira de se motivar para ir à academia é saber que levantar pesos ajuda a construir massa muscular (que auxilia no emagrecimento) e a ter uma saúde melhor. Isso sim é um empurrãozinho.
Considerações finais
Nudges são influências sutis que levam as pessoas a agir mediante norma social. Eles são projetados para mudar o comportamento sem mudar o que está acontecendo. Por exemplo, se as pessoas estiverem vestindo roupas de inverno, você pode se sentir mais inclinado a usar roupas mais quentes. Ou ainda, se a temperatura cair, a tendência é de que você observe como os outros estão fazendo.
Nudges são projetados para mudar o comportamento sem deixar as pessoas desconfortáveis e ao mesmo tempo prima por oferecer uma relação de “ganha-ganha” para todos os envolvidos.
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