Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Monja embaixadora da AMBEV com litrão na mão?

0

Recentemente a Monja Coen apareceu nas suas redes sociais falando que vai ser a embaixadora da moderação da marca Ambev.

- Publicidade -

À primeira vista, será que vamos buscar o nirvana com o litrão na mão? Bora conferir!

É provável que você goste de ouvir:

Você já tomou um pé na bunda?

Ser empreendedor vale a pena?

- Publicidade -

https://www.instagram.com/p/CScIz-NrD3-/

Moderação e auto conhecimento

Primeiramente, vale lembrar que 2020 trouxe além da pandemia, o aumento de consumo de bebidas alcoólicas e algumas outros comportamentos nocivos como violência doméstica e vício em álcool.

Como uma Monja se posiciona com “embaixadora da moderação e auto conhecimento” em uma empresa que vende bebidas alcoólicas?

Em outras palavras, será realmente que todos brasileiros e brasileiras conseguem ter o controle da bebida alcoólica pela dita auto moderação?

Existe equilíbrio no álcool?

- Publicidade -

A responsabilidade regulada pelo CONAR, que exige alertar sempre em seus anúncios a mensagem “BEBA COM MODERAÇÃO” combina com meditação e busca pelo self, bem-estar?

Esse questionamento e outros andam ecoando pelas redes sociais, puxados pela antropóloga de consumo Hilaine Yaccoub   que analisa de forma crítica e apontando algumas contradições e conflitos com a realidade brasileira.

De acordo com a antropóloga:

O aumento do alcoolismo durante a pandemia tem preocupado autoridades no mundo todo. Grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos estão entre os principais caminhos para enfrentar a doença. Além disso, a linha entre o uso tolerável e o abusivo é tênue, já que não há um nível 100% seguro de consumo.

Em nota oficial a Ambev se posiciona da seguinte forma sobre:

“A parceria que criamos com a Monja Coen quer estimular o consumo responsável por meio do autoconhecimento, que para nós é a chave da moderação. Anunciamos em 2020 a meta de ajudar 2,5 milhões de brasileiros a reduzirem o consumo excessivo de álcool até 2022.

Trata-se de um compromisso público, que tem como objetivo oferecer ferramentas de ensino para que as pessoas compreendam suas relações com o álcool a partir de cinco comportamentos, sendo eles: autoconhecimento, contar doses, planejar o consumo, hidratar-se e diversificar o consumo. Veja aqui a Plataforma de Moderação.

Temos um objetivo em comum com a Monja, que é o de promover o equilíbrio e a moderação, tão necessários no momento atual. As mensagens são de promoção da saúde, não abordam produtos ou marcas. Acreditamos que juntos podemos construir um mundo melhor para todos.”

Por vezes, algumas empresas causam estranheza com algumas propostas institucionais e comerciais, todavia, misturar religiosidade e espiritualidade a uma fabricante de bebidas faz sentido nos dias atuais?

E aí, o que você achou da Monja virando embaixadora da Ambev? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.