Atualmente, trabalhar com marketing digital, vendas e todas as suas vertentes é um verdadeiro emaranhado de conceitos. Entre eles, encontra-se o método AIDA, que é focado em auxiliar essas áreas a entenderem melhor os seus consumidores. Preparamos um conteúdo para te ajudar a entender melhor como funciona.
Mas, o que significa AIDA?
Primeiramente, AIDA é a redução utilizada para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Este é um conceito dedicado a entender o comportamento do consumidor e, desta forma, guiá-lo de maneira satisfatória no funil de vendas. Desta forma, ele é muito utilizado no Marketing e Vendas, pautado na jornada de compra do lead, ou seja, aquela que vai do primeiro contato do consumidor com a sua empresa até o fechamento.
Etapas do MÉTODO AIDA
ATENÇÃO
Essa é uma das etapas principais do conceito: é aqui que ganhamos a atenção do cliente, fazemos ele perceber a oferta e entender que você existe. O conhecido primeiro contato. Outrossim, as CTAs são muito importantes para chamar a atenção deles. Mas, tome cuidado com as cores, tamanhos de fontes e elementos na página. Entenda a hierarquia das informações e as coloque de forma estratégica.
INTERESSE
Além de atrair, precisamos despertar interesse do visitante. Ou seja, informações estrategicamente colocadas em destaque em títulos, subtítulos ou banners para que o consumidor entenda que a sua empresa tem algo que ele procura – e vale a pena.
DESEJO
Nas etapas anteriores, falávamos se frações de segundos da atenção do lead. Porém, nesta etapa, podemos demorar um pouco mais. De fato, provas sociais como depoimentos, lista de clientes, garantias, comentários, etc., costumam ser os responsáveis por modificar as taxas de conversão. Além disso, conteúdos como e-books e infográficos podem ser utilizados aqui.
AÇÃO
Por fim, se o seu lead chegou aqui, é hora AÇÃO e a sua empresa não pode atrapalhar. Outrora, a clareza das informações, aliado ao fluxo coerente durante a jornada de compra, sem formulários extensos, podem facilitar a conversão.
Logo, é neste momento que precisamos transformar DESEJO em AÇÃO. Desta forma, separamos algumas estratégias que podem ser usadas:
- descontos;
- marketing por indicação;
- criar senso de urgência (“apenas hoje”, “só até amanhã”, “última oportunidade”.
Concluindo, conheça o seu público como ninguém
Ou seja, você precisa conhecer o seu público mais do que tudo, afinal, estratégia ou método nenhum funcionará se você não tiver domínio disso.
Enfim, gostou desse conteúdo?
E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
GIFF: via giphy.com
Foto destacada: freepik.com
Talvez você também goste: 4 gatilhos mentais para a sua estratégia de marketing