Metaverso: fique atento a essas 4 coisas que estão acontecendo
O metaverso não é mais novidade, porém ainda procuramos muitas respostas para as perguntas em torno dele. No entanto, parece que alguns caminhos já começaram a ser trilhados nesse ambiente que será a ‘internet do futuro’. Por isso, precisamos prestar atenção nesses caminhos inovadores que estão sendo criados no metaverso: fique atento a essas 4 coisas que estão acontecendo.
1 – Museus no metaverso
Há uma crescente de museus entrando no metaverso. Desse modo, as obras são disponibilizadas para que todos possam ver sem sair de casa. Dois museus brasileiros já estão nesse mundo, o Museu da Pessoa e o Museu Marcos Amaro (FAMA).
2- Interaja com seus colegas como se estivesse com eles
Horizon Workrooms é um ferramenta que faz com que pessoas interajam como se estivessem na mesma sala. Pois bem, na verdade, eles estão na mesma sala…virtual. Lá, utilizando seus avatares é possível realizar ações como escrever, falar, entre outros. Confira aqui um pouquinho de como isso funciona.
3- Aulas virtuais
Claro que após a pandemia, aulas virtuais não são novidade. No entanto, o que a MedRoom, que é uma startup brasileira, propõem são aulas virtuais 3D para quem cursa medicina. Utilizando essa ferramenta é possível entrar no corpo humano e ver tudo de forma detalhada. Além disso, eles já anunciaram que pretendem entrar na medicina veterinária em breve.
4- Indústria de Jogos
E por fim, e bem longe de ser menos importante, vamos falar de jogos. Os jogos já exploram a o metaverso há um tempo e podemos dizer que essa área é vanguarda nesse assunto, sem dúvidas. Mas agora, o que a AbleGamers Charity propõe é tornar esses jogos mais acessíveis a pessoas com qualquer tipo de deficiência. Desse modo, o foco aqui é evitar a exclusão dessas pessoas no metaverso gamer.
Por fim, o metaverso oferece muitas possibilidades de melhoramento para a sociedade, seja no aprendizado, na promoção de igualdade e na disponibilização de experiências para todos. Assim como a internet, ele com certeza ainda vai mudar, e bastante, como o mundo funciona. Por isso, é bom acompanharmos o que vem sendo feito para podermos ter uma visão de quais serão os próximos passos nesse universo. Além disso, também cabe a cada um de nós vigiar e cobrar das empresas que trabalham com isso a responsabilidade e a ética, afinal elas estão sendo os fatores dessas mudanças.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!