ESTE país latino baniu o McDonald´s e seus lanches por achar caro e ruim
McDonald's faliu neste país: entenda por que e que país é
O McDonald’s é uma das redes de restaurantes mais famosas e reconhecíveis do mundo. Basta ver um arco dourado longe e você já adivinha que se trata de uma das lojas da rede de fast food. Contudo, existe um país que não possui nenhuma loja da franquia em 2023. Você sabe qual é?
Fundado lá em 1940 por Richard e Maurice McDonald nos Estados Unidos, o McDonald’s é uma empresa conhecida por sua comida rápida, especialmente hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes, com fama mundial.
Hoje, praticamente toda cidade do mundo conta com uma unidade de McDonald’s. Contudo, existe um país em que a sua fama não foi reconhecida, e todas as lojas da rede acabaram fechando.
Que país é esse? Confira a seguir.
Falido na Bolívia: por que os bolivianos não gostaram do lanche mais famoso do mundo
Apesar de ser reconhecido mundialmente, existe um país que hoje não conta com mais nenhuma loja da rede de fast food aberta. Estamos falando da Bolívia.
Sim, o McDonald’s já esteve presente na Bolívia, abrindo sua primeira loja em 1997. Ao todo, foram 8 lojas abertas, e várias tentativas de conquistar o coração e o estômago dos bolivianos. Contudo, até 2022 todas as unidades haviam fechado suas portas.
Mas por que isso aconteceu? Por que essa rede mundial, que mantém uma loja em praticamente toda cidade do mundo, quebrou na Bolívia?
A resposta, na verdade, é bastante simples: os bolivianos acharam a comida do palhaço ruim. E, pior, muito cara.
Bolivianos preferem comida de rua e gastronomia local
Isso mesmo. Os bolivianos não curtiram o sabor do lanche do palhaço, afirmando que seu alto preço não correspondia ao que era entregue. É claro que, no início, até teve fila para provar os famosos lanches. Porém, com o tempo as pessoas perderam o interesse.
E não dá para dizer que foi por falta de tentativa por parte da empresa. O McDonald’s até se esforçou bastante para não fechar as portas e conquistar os corações dos bolivianos.
Entre as ações realizadas, a empresa decidiu incluir alguns pratos típicos da região em seu cardápio, como o Aji ou a famosa Salteña.
Mas… não adiantou. Afinal, na Bolívia a população não tem um alto poder aquisitivo, o que não compensa comprar uma comida considerada ruim e cara pela maioria da população.
Hoje em dia, os bolivianos preferem curtir o gostinho da sua própria gastronomia, bastante conhecida em oferecer opções deliciosas (e baratas!) de comida de rua.
McDonald’s oferece um cardápio para cada país
Por fim, esse é um ótimo lembrete de que algo que funciona em um país pode não funcionar em outro. É preciso considerar as características e especificidades de cada povo e cultura.
E o McDonald’s parece saber disso, uma vez que suas lojas são adaptadas com diferentes cardápios para cada país. Em muitos países, por exemplo, você encontra itens exclusivos que não estão disponíveis em outros lugares.
Exemplos clássicos são o “McFlurry Rolo McFlurry Rolo”, bastante popular no Reino Unido, e o “Ebi Filet-O” (hambúrguer de camarão), disponível apenas no Japão. Já na Índia é possível saborear o chamado “McAloo Tikki”, um hambúrguer de batata que os indianos adoram.
Por fim, o McDonald’s muitas vezes também utiliza ingredientes locais para adicionar autenticidade aos seus itens. Isso pode significar incorporar ingredientes regionais em hambúrgueres, sanduíches, saladas e até bebidas alcoólicas.
E aí, o que achou dessa curiosidade? nos siga no e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.