Marketing digital: o que muda no seu negócio com o fim dos cookies?
Após o anúncio do Google em 2020, sobre o fim do suporte de cookies de terceiros no navegador, o setor voltado ao marketing digital passou a buscar outras alternativas para substituir a ferramenta.
Hoje, quase 70% dos usuários da internet utilizam o Chrome, e os cookies tem função de identificar os hábitos de consumo e preferência dos usuários por meio de suas buscas, auxiliando na entrega de ações mais assertivas.
Com o fim dessa ferramenta, as empresas passam a ficar preocupadas com a forma de entrega de suas ações, já que 81% delas dependem totalmente dos cookies, de acordo com a Twilio. Os dados desta pesquisa também mostraram que 55% das empresas ainda não estão preparadas para o fim dos cookies.
Talvez você goste de ler:
O Google Meu Negócio recebeu uma grande revitalização; veja o que mudou
DICAS DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Sendo assim, é fácil dizer que a maioria das empresas sentirá o impacto dessa mudança, e terão que formular novas estratégias para abordar seus clientes. Isso será um grande desafio, pois nenhuma estratégia será tão invasiva quanto os cookies, o que torna o trabalho ainda mais longo para as empresas.
No entanto, o foco atualmente vem sendo em manter um atendimento mais próximo ao cliente, pois sem os dados dos cookies, acredita-se que o poder de decisão acabe partindo do consumidor. Neste caso, a busca pela privacidade tem de ser preservada, e ainda valorizar o atendimento personalizado.
Cada empresa deve adotar uma estratégia diferente para se aproximar com o consumidor, e isso vai guiar o sucesso do marketing no primeiro momento. Por isso um bom diálogo com o cliente é de extrema importância.
Os dados coletados hoje com os cookies são os bens mais preciosos do marketing digital, mas essa mudança radical na plataforma trará um novo rumo para o segmento, apesar do temor da incerteza que este futuro próximo vem trazendo.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!