MANEIRAS CRIATIVAS PARA DIZER: VALORIZE O MEU TRABALHO E NÃO ME PEÇA DE GRAÇA!
À primeira vista muitos profissionais criativos sofrem com pedidos de empresas e até amigos que pedem de graça favores para criar algumas “coisinhas”. Porém, trouxemos aqui algumas maneiras criativas para você valorizar o seu trabalho e não deixar ninguém te pedir de graça.
Talvez você goste de ler também:
Design: como captar clientes no exterior e ganhar em dólares ou euros?
Como dizer adeus aos clientes desconfortáveis
Medo na hora de cobrar? Saiba como cobrar o justo pelo seu trabalho
Aprenda a valorizar o seu trabalho
Por que você criaria de graça um cartão pessoal ou mesmo uma marca para uma empresa ou amigo? Primordialmente, muitas vezes existem pessoas folgadas que de certa forma enxergam em você uma oportunidade para economizar uns dinheiros.
Sobretudo, só por que você tem talento e é criativo, não precisa fazer as coisas de graça para ninguém. Ainda mais se você se sustenta fazendo isso.
5 maneiras mais diretas e educadas para você sair dessa sai justa!
1. Agradeça e sai pela tangente
Muito obrigado por lembrar de mim. Aqui vai um link com os serviços e preços que eu ofereço. Me avise se ficar com alguma dúvida.
2. Obrigado, porém estou em busca de uma oportunidade
Que ótima oportunidade. Obrigado por lembrar dos meus serviços. Você sabe me dizer ser é uma oportunidade remunerada? Por que eu ando ocupado demais.
3. Diga não sem piedade
Agradeço muito a lembrança pela oportunidade. Infelizmente, nesse momento, não posso assumir um novo projeto sem remuneração, mas te aviso caso algo mude.
4. Demonstre ser um especialista no assunto
Obrigado pelo contato. Normalmente cobro um valor fixo por esse tipo de conselho. No link abaixo você consegue marcar uma hora comigo.
5. Sem tempo irmão
Antes de mais nada, foi muito legal você ter entrado em contato! contudo, nesse momento estou envolvido em diversos projetos e entregas diversas. Mas podemos combinar na sequência uma call para eu entender melhor o que você quer e já fazemos um orçamento.
Considerações Finais
Em síntese, não se posicionar mediante pedidos gratuitos de trabalho, tanto de empresas como amigos é um caminho tênue para ter ou não sucesso na carreira. Portanto, você mais do que nunca deve aprender a valorizar o seu ofício.
Desse modo, por mais fácil que seja para você criar algo, as pessoas tem que ter a noção de que você é um profissional.
E aí, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Fonte: Carvalhando e Cacilda Becker