À primeira vista, a liberdade financeira não é algo utópico, tampouco inalcançável. De antemão, efetivar algumas mudanças na forma em como vivemos e lidamos com nosso dinheiro, com gastos pessoais e sobretudo com nossos investimentos são caminhos para que consigamos alterar esse quadro.
LIBERDADE FINANCEIRA: O QUE É COMO CONSEGUIR?
Talvez você goste de ler:
Conheça as 5 melhores plataformas para gerenciar projetos online
Realidade Brasileira
A princípio, um estudo feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anmiba) aponta que 70% do dinheiro que os trabalhadores que ganham um salário de até R$ 5.000 mensais e conseguem economizar algum valor está sendo investido na poupança ou renda fixa. Sobretudo em 2019, uma pesquisa, que também foi realizada pela associação, aponta que 75% dos brasileiros não fizeram nenhum investimento em 2018.
Todavia para finalizar, ainda que 2021 tenha sido o ano recorde de pessoas físicas na Bolsa, somente 1% da população brasileiro investiu em renda variável, que é um dos passos imprescindíveis para alcançar a liberdade financeira.
O que é liberdade financeira?
Nesse sentido, talvez você já tenha ouvido centenas de vezes essa expressão em conteúdos sobre finanças e investimentos. Entretanto, o que é a liberdade financeira? A liberdade significa ter um nível completo de autonomia e de poder agir livremente sem nenhuma limitação de dinheiro.
‘’Liberdade financeira é a ausência de barreiras para decidir o que realizar com o próprio dinheiro e como acumular patrimônio com a mais completa confiança e serenidade.’’
É importante que você perceba que é possível desfrutas da liberdade financeira sem ser uma pessoa milionária. Isto é, ter a liberdade financeira é ter um controle completo da sua renda e patrimônio para que você não encontra limitações para aquilo que você deseja realizar.
Os maiores obstáculos estão nas dívidas, nos gastos descontrolados, na ausência de uma reserva de emergência e de alguns investimentos adequado. Portanto, através desses empecilhos, não é fácil atingir a liberdade financeira, visto que estamos presos a dívidas e outros impeditivos.
Por isso, liberdade financeira não é deixar de fazer o que gosta ou deseja, e sim realizar sem a preocupação de estar ou não fazendo a coisa correta.
São exemplos de uma pessoa financeiramente livre as atitudes como:
- Poder recusar uma oferta de emprego com tranquilidade ou não se amedrontar caso pretenda ir para uma vaga melhor.
- Não fazer sacrifícios para pagar as contas do mês.
- Cuidado para não ser refém das dívidas.
- Não viver de contracheque em contracheque.
- Ter consciência do que são gastos desnecessários ou por impulso.
- Ter certeza que consegue fazer sobrar uma parte da renda.
- Tomar decisões sobre gastos com lazer sem prejudicar o plano financeiro pessoal.
- Fazer aportes em bons investimentos todos os meses.
- Poder investir em sonhos e desejos pessoais com a consciência de que não vai se prejudicar a longo prazo.