LGBTQIAP+ : Ajudamos você a entender 19 termos de gênero
Se você não está muito informado sobre os termos de gênero ou se você conhece alguém que precisa de mais informações, este artigo é um bom lugar para começar. A linguagem em torno de gênero e identidade de gênero está evoluindo de maneira positiva, com falam que separam gênero da orientação sexual e afirma um modelo de continuidade sobre um paradigma que anteriormente era “binário”. Portanto, aqui você vai aprender um pouco mais sobre a sigla LGBTQIAP+ e ajudaremos você a entender 19 termos de gênero.
Dessa forma, chega de dar aquela desculpa de não ter acesso a informação na hora de um comentário desnecessário, estamos em 2021. Aqui está uma visão de como a linguagem está evoluindo para se adequar à realidade e como tudo isso está ajudando a uma melhor inclusão de indivíduos LGBTQIAP+, inclusive no local de trabalho.
Primeiramente, vamos diferenciar sexo e gênero:
Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que não sabem a diferença entre os termos sexo e gênero.
Sexo refere-se ao sexo biológico de alguém com o qual nascem relacionado com seus cromossomos, hormônios, genitália, sistema reprodutivo, etc. Dessa forma, isso geralmente se enquadra em “masculino”, “feminino” ou “intersexo”.
Gênero se refere à identidade que você escolhe independentemente do seu sexo, isso se relaciona com a sua representação social e cultural da sexualidade e do gênero.
Assim, o gênero diz respeito às ideias mais amplas e abstratas sobre “masculinidade” e “feminilidade”. Os papéis de gênero são construídos socialmente, mas são essencialmente algo que você atribui a si mesmo.
Aqui estão alguns termos relacionados a gênero com os quais você deve se familiarizar:
LGBTQIAP +
Sigla que significa: Lésbica; Gay; Bissexual; Transgênero; Queer; Intersex; Assexuado; Pansexual; + (significando “não limitado a”).
Agênero
Alguém que é agênero não se identifica com nenhum gênero, sentindo-se essencialmente sem gênero.
Andrógino
Uma pessoa andrógina é alguém que sente e expressa masculinidade e feminilidade simultaneamente.
Assexual
Assexualidade se refere a alguém que não sente atração sexual por ninguém.
Gênero presumido
Este termo se refere ao gênero que a sociedade assume para você com base em seu sexo biológico, assim como a expressão de gênero ou apresentação de gênero.
Bigêneros
Bigênero se refere a alguém que se identifica com dois gêneros distintos; dois gêneros em um corpo. Por exemplo: homem/mulher; mulher/andrógino; homem/gênero fluido, etc.
Bissexual
Alguém que é bissexual sente atração sexual, romântica e/ou emocional por pessoas de dois sexos distintos.
Cisgênero
Ser cisgênero significa que sua identidade de gênero corresponde ao seu sexo no nascimento.
Cishet
Alguém que é cisgênero (cis) e heterossexual (het).
Gay
Homens que sentem atração afetivo/sexual pelo mesmo gênero.
Gênero fluido
Ser fluido de gênero significa que você pode existir em qualquer lugar no espectro de identidade de gênero, em vez de estar confinado a um único gênero. Assim, eles podem ser femininos, masculinos, ambos ou nenhum, mas isso flutua.
Gênero não conforme
Alguém que não está em conformidade com o gênero essencialmente não está em conformidade com as normas de sua identidade de gênero.
Por exemplo, as mulheres que optam por não serem femininas e não estão em conformidade com as normas ou expectativas de gênero.
Intersexo
Alguém que é intersexo não tem um sexo distinto e tem padrões cromossômicos masculinos e femininos, o que é denominado DDS (Desordem de Desenvolvimento Sexual).
O termo “hermafrodita” é freqüentemente usado, mas está desatualizado e é um termo ofensivo, portanto, evite usá-lo no futuro.
Lésbica
Mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelo mesmo gênero.
Não binário
Alguém que não é binário sente que sua identidade de gênero não se enquadra no binário de homem ou mulher, mas sim em algum lugar intermediário ou algo completamente diferente.
Pansexual
Não, não é alguém que tem atração sexual por panelas.
Alguém que é pansexual sente-se fisicamente, emocionalmente e/ou romanticamente atraído por todos os tipos de pessoas, independentemente de seu sexo ou identidade de gênero.
Poliamoroso
Alguém que é poliamoroso tem relacionamentos sexuais, românticos e/ou emocionais com várias pessoas ao mesmo tempo, com consentimento né gente!
Pronomes
Pronomes são como as pessoas preferem ser chamados com base em sua identidade de gênero.
Portanto, tenha cuidado para não difundir o gênero das pessoas e pergunte-lhes quais são seus pronomes preferidos se não tiver certeza.
Assim, se você acha que o gênero errado não é grande coisa, considere como você, como homem, se sentiria se alguém constantemente se referisse a você como “ela” ou uma mulher, “ele”. Não é de bom tom, né?
Queer
Queer é um termo genérico para qualquer pessoa que não seja heterossexual e cisgênero.
É um termo amplo que as pessoas podem preferir identificar porque não parece um rótulo e tem um sentido de imprecisão.
Orientação sexual/sexualidade
Sua orientação sexual se refere à sua atração por outras pessoas e por quem você se sente atraído.
Portanto, lembre-se que orientação sexual e identidade de gênero são conceitos diferentes.
Transgênero/Trans
Alguém cujo sexo não corresponde ao sexo atribuído no nascimento.
Então, o que achou desse artigo sobre LGBTQIAP+ : Ajudamos você a entender 19 termos de gênero? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Por fim, você também vai gostar desse artigo sobre com Humorista Esse Menino viraliza com vídeo de comédia sobre e-mails da Pfizer