Inteligência emocional e a construção da carreira profissional!
De fato, quando pensamos no planejamento de uma carreira de trabalho, antes, é preciso entender que antes encontrar o tipo de profissão que mais combina com você, embora essa premissa seja de suma importância, é fundamental ter consciência de que existem outros desafios nessa jornada. Inclusive, um exemplo disso é a necessidade de se desenvolver algumas habilidades que são relevantes para o mercado de trabalho, como a inteligência emocional.
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Levando essa premissa em consideração, embora comumente o foco de muitos recrutadores estejam projetados em competências técnicas efetivamente, as competências emocionais também possuem um grande peso na hora de construir uma carreira no mercado de trabalho. No final das contas, as empresas estão procurando empregar sujeitos que saibam atuar na sua área de atuação, trabalhando em equipe e resolvendo possíveis conflitos que possam acabar surgindo na trajetória dentro do ambiente de trabalho.
Mas o que é a inteligência emocional?
Inicialmente, é importante deixar claro que inteligência não está atrelada, de forma alguma, somente a um aspecto. Na realidade, existem distintos tipos de inteligências, como a matemática, a artística, a espacial, e, evidentemente, a emocional. Nessa linha de raciocínio, existem alguns teóricos que chamam atenção para a existências desses diversos tipos. De acordo com a teoria que foi desenvolvida pelo psicólogo Daniel Goleman, principal nome envolvido nos primeiros estudos sobre as habilidades e competências emocionais, a inteligência emocional está baseada em cinco pilares, sendo esses: autoconsciência, controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais.
Mas qual é a importância da inteligência emocional para a carreira?
Em síntese, a inteligência emocional possui uma grande relevância para a vida pessoal e para o mercado de trabalho. No mercado, hoje, a busca por maiores competências socioemocionais está cada vez maior. Nesse sentido os sujeitos que possuem inteligência emocional, geralmente, conseguem cuidar mais das próprias emoções e lidar de uma forma melhor com os demais sujeitos no que tange os possíveis embates que possam ocorrer no ambiente de trabalho.
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