Inteligência emocional: a skill do futuro. Como desenvolver ela?
Estudos de tendências já apontaram que a inteligência emocional é a skill do futuro. Mas o que é? Como desenvolver ela?
Antes de mais nada, vamos entender o que é isso. Inteligência emocional é, de acordo com a psicologia, a capacidade que uma pessoa tem de compreender e saber comandar suas próprias emoções. Além disso, se refere também a como a pessoa compreende e encara as emoções dos que estão a sua volta, seja em casa, no trabalho ou no grupo social.
Ainda, segundo Daniel Goleman a inteligência emocional é o equilíbrio entre o racional e emocional. Além disso, traz alguns conceitos como: autoconhecimento, consciência emocional, empatia, motivação e relacionamentos. Ufa!
Inteligência emocional: a skill do futuro?
Ao passo que sabemos que ter controle sobre as emoções, saber refrear impulsos e lidar bem com as emoções dos que estão ao nosso redor pode melhorar nosso relacionamento interpessoal, entendemos por que ela é a skill do futuro. E por que não, do presente?
Em mundo cada vez mais conectado, onde trabalhos em equipes muitas vezes com profissionais de opiniões e áreas diferentes, se entende a importância da inteligência emocional para saber se posicionar, assim como ser e proporcionar um ambiente mais produtivo. Assim, entendemos por que ela é importante no trabalho, por exemplo. Seja você autônomo ou empregado saiba que a inteligência emocional pode ser muito importante para o seu sucesso no trabalho.
Do mesmo modo, saber gerenciar imprevistos é outro elemento da inteligência emocional. Um pessoa calma, que consegue ter clareza sobre o que está sentindo e pensando consegue resolver os problemas e proporcionar um ambiente saudável. Diferentemente das pessoa que vivem estressadas e que as vezes precisam ‘perder tempo’ resolvendo embates criados por momentos de impulsividade.
E veja bem, isso tudo se aplica a vida pessoal e profissional (se é que vocês ainda fazem essa divisão, hehehe)
Mas, como desenvolver ela?
Podemos desenvolver a nossa inteligência emocional a partir de hábitos diários. Pensando nisso, seguem 6 hábitos que, de acordo com o João Francisco podem te ajudar desenvolver ela.
1) Durma no mínimo 7 horas por dia
Se você dormir pouco, seu cérebro ‘ficará cansado’. E um cérebro cansado não reage tão bem na resolução de problemas, ou seja, fica difícil imaginar saídas novas e criativas para os problemas. Ainda, ele fica mais suscetível a momentos estresse.
2) Tenha um tempo só seu (se for no início do dia, melhor!)
É importante termos momentos solitários para nos ouvirmos e nos entendermos. Afinal, é bom questionar nossos sentimentos para nos entendermos melhor, principalmente sobre nossas preocupações. Todas elas são importantes? O que devo priorizar?
3) Faça exercícios!
Sim, talvez você encontre essa dica em outros lugares, para outros objetivos também, mas o fato é que exercícios físicos melhoram o humor, nos deixando mais motivados. Além disso, pode ser um momento para você refletir 😉
4) Pratique a meditação
Sabia que você pode aumentar sua concentração e autocontrole com a meditação? Há várias maneiras de praticar a meditação. Atualmente é possível baixar aplicativos que te ajudam nessa tarefa, ou você pode também tentar em qualquer lugar.
Quer uma dica? Aí vai: observe algum objeto e mantenha seu foco nele. Sempre que sua mente se distrair volte a olhar e focar no objeto. Você pode tentar ainda o mindfulness e aqui nesse artigo nós damos algumas dicas para você tentar 😉
5) Cuide de seu humor
Tente entender em que momentos você fica mau humorado e tente encontrar o motivo. Prestar mais atenção nisso, pode te fazer perceber como esse humor pode afetar nas suas relações com os demais.
6) Escreva seus sentimentos
Escrever os seus sentimentos, seja em um diário, ou até mesmo falá-las em um oração faz com que, de certa forma, você expresse esses sentimentos te deixando mais leve 🙂
Vamos começar?
Enfim, essas são dicas de hábitos que precisamos, com um pouco de esforço, trabalhar dia após dia. Não é possível mudar do dia para noite, tudo leva seu tempo e é necessário entender isso também. 😉
Então, bora trabalhar (um pouquinho que seja) em alguns desses novos hábitos hoje?
Fontes: IBC e João Francisco
E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Veja também esse artigo com 10 dicas para aumentar sua criatividade