Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Instagram adiciona like aos stories, não é mais preciso enviar uma DM para curtir

0

Like nos Stories será possível: O Instagram está lançando um novo recurso de curtidas nos Sories. Depois de liberar os links para todos nos Stories, agora você poderá curtir o Story de alguém sem precisar enviar uma mensagem pra isso.

Instagram adiciona like aos stories

- Publicidade -

Anteriormente, qualquer reação que você quisesse enviar à um Story – fosse um emoji ou uma mensagem – aparecia como resposta na caixa de entrada. Porém, agora com esse novo recurso, você pode mostrar que curtiu algum Story sem precisar invadir a caixa de mensagens da pessoa.

“Então agora, enquanto você passa pelos Stories, entre enviar mensagem e aquele pequeno avião de papel, haverá um ícone de coração.”, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em um vídeo. “E se você tocar nele, ele enviará uma curtida ao autor dessa história, e essa curtida aparecerá na planilha do visualizador. Não no seu canal de DM com a pessoa.”

- Publicidade -

Vai ter contagem de Like nos Stories?

No entanto, as histórias não terão contagens de curtidas. Isso é uma abordagem bastante diferente da que o Instagram escolheu para os feeds principais dos usuários.

O Instagram (que agora está sob o guarda-chuva da Meta) passou mais de dois anos testando não mostrar as curtidas no feed principal antes de tomar a decisão de deixá-las ativadas por padrão. Porém, mesmo assim os usuários ainda podem escolher escondê-las.

Para curtidas nos Stories, você não verá uma contagem pública. Embora possa ver quem deixou uma curtida em seus Stories ao olhar para a visualização de dados. “A ideia aqui é garantir que as pessoas possam expressar mais apoio umas às outras, mas também limpar um pouco os DMs”, disse Mosseri.

Curtida nos stories: bom ou ruim?

- Publicidade -

Contudo, aqui vai um trechinho de opinião. Nós sabemos que as práticas de redes sociais normalmente não são feitas pensando apenas no “bem-estar” do usuário. Existem equipes de design de interfaces e experiência do usuário que trabalham não só para melhorar a experiência do público, mas também para melhorar as métricas da própria rede social.

Entre todas essas métricas, nós sabemos que uma delas é o tempo de tela. Ou seja, o período em que os usuários estão preferindo ficar nessa rede social, e não utilizando seu tempo para outras coisas. Então, à primeira vista, é fácil supor que isso abrirá a possibilidade para que o Instagram te envie mais uma notificação: “Fulano de tal curtiu seu story”. Ou Seja, mais um meio de te trazer de volta ao aplicativo, dar aquela descarga de dopamina, e aumentar seu tempo de tela.

Então, sempre vale a reflexão. Pode ser algo bom ao te possibilitar maior prática na interação com alguém. Mas também pode ser mais uma métrica que vai fazer seu celular vibrar sem necessidade.

 

Porém, queremos saber a sua opinião! O que achou dessa nova implementação do Instagram? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.