A Rússia acabou de bloquear o Instagram. Foi o que disse a Roskomnadzor, órgão que regulariza a mídia no país, nessa sexta-feira, 11 de março. Os usuários tiveram um período de 48 horas antes do aplicativo ser bloqueado.
O bloqueio do Instagram foi confirmado pela GlobalCheck, um serviço que examina restrições de internet na Rússia. Porém, o banimento aconteceu definitivamente na madrugada dessa segunda, 14 de março. O Instagram acabou de se juntar o Facebook e ao Twitter, duas plataformas também banidas recentemente no país.
Rússia Bloqueia Instagram
No entanto, o motivo do bloqueio pode ser devido aos últimos movimentos da Meta (holding do Instagram) na semana passada. Já que a empresa recentemente mudou as suas normas e diretrizes sobre discurso de ódio. Permitindo que os usuários publiquem posts relacionados a violência contra ou sofridas por militares Russos, ou relacionados à invasão da Ucrânia. Então isso fez procuradores Russos exigirem que a Meta fosse classificada como uma “organização extremista”.
Contudo, o presidente de assuntos internacionais da Meta, Nick Clegg, postou uma mensagem no Twitter na sexta-feira. “Para ser claro, só vamos aplicar essa política na Ucrânia”, escreveu ele. “Não temos problemas com o povo russo. Não há nenhuma mudança em nossas políticas de discurso de ódio no que diz respeito ao povo russo.”
Responding to reports that the Russian government is considering designating Meta as an extremist organization for its policies in support of speech: pic.twitter.com/Y8sUbZDSML
— Nick Clegg (@nickclegg) March 11, 2022
Ainda mais, Adam Mosseri, head do Instagram também se pronunciou sobre o caso. Porém, apresentando dados, ele mostra que “cerca de 80% das pessoas na Rússia seguem uma conta do Instagram de fora do seu país.”
On Monday, Instagram will be blocked in Russia. This decision will cut 80 million in Russia off from one another, and from the rest of the world as ~80% of people in Russia follow an Instagram account outside their country. This is wrong.
— Adam Mosseri (@mosseri) March 11, 2022
Ainda assim, é difícil prever o que pode acontecer com outras redes como o Whatsapp e Youtube. Isso com certeza coloca medo no mundo inteiro.