Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Instagram acaba de ser bloqueado na Rússia

0

A Rússia acabou de bloquear o Instagram. Foi o que disse a Roskomnadzor, órgão que regulariza a mídia no país, nessa sexta-feira, 11 de março. Os usuários tiveram um período de 48 horas antes do aplicativo ser bloqueado.

- Publicidade -

O bloqueio do Instagram foi confirmado pela GlobalCheck, um serviço que examina restrições de internet na Rússia. Porém, o banimento aconteceu definitivamente na madrugada dessa segunda, 14 de março. O Instagram acabou de se juntar o Facebook e ao Twitter, duas plataformas também banidas recentemente no país.

Rússia Bloqueia Instagram

No entanto, o motivo do bloqueio pode ser devido aos últimos movimentos da Meta (holding do Instagram) na semana passada. Já que a empresa recentemente mudou as suas normas e diretrizes sobre discurso de ódio. Permitindo que os usuários publiquem posts relacionados a violência contra ou sofridas por militares Russos, ou relacionados à invasão da Ucrânia. Então isso fez procuradores Russos exigirem que a Meta fosse classificada como uma “organização extremista”.

Contudo, o presidente de assuntos internacionais da Meta, Nick Clegg, postou uma mensagem no Twitter na sexta-feira. “Para ser claro, só vamos aplicar essa política na Ucrânia”, escreveu ele. “Não temos problemas com o povo russo. Não há nenhuma mudança em nossas políticas de discurso de ódio no que diz respeito ao povo russo.”

- Publicidade -

Ainda mais, Adam Mosseri, head do Instagram também se pronunciou sobre o caso. Porém, apresentando dados, ele mostra que “cerca de 80% das pessoas na Rússia seguem uma conta do Instagram de fora do seu país.”

Ainda assim, é difícil prever o que pode acontecer com outras redes como o Whatsapp e Youtube. Isso com certeza coloca medo no mundo inteiro.

 

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.