Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como ter ideias originais de verdade? Isaac Asimov responde com 5 conselhos

0

Você já se perguntou de onde surgem as ideias originais? O escritor Isaac Asimov já. Inclusive, este é o ema de um de seus artigos recentemente recuperados, no qual o escritor e bioquímico, considerado um dos mestres da ficção científica, discute quais são os caminhos do processo criativo.

- Publicidade -

A questão é que esse texto acabou perdido e esquecido por anos, até que em 2014 foi recuperado por um amigo próximo de Asimov, o cientista Arthur Obermayer.

E aí, quer saber quais são os conselhos de Asimov para ter ideias originais de verdade?

Então, confira o texto a seguri!

Veja os 5 conselhos de Asimov para ter ideias originais

5 dicas para ter ideias originais
Foto: Dom J/Pexels

- Publicidade -

A seguir, confira alguns dos trechos do artigo do escritor Isaac Asimov sobre como ter ideias originais. Talvez você se inspire nas palavras do autor. Funcionou com a gente. 😉

1. Duas ideias sem relação podem gerar uma nova ideia

Segundo Asimov, muitas vezes a melhor forma de ter ideias originais é relacionar duas coisas que não têm nada a ver uma com a outra. O escritor dá como exemplo a teoria da seleção natural, concebida simultaneamente por Charles Darwin e Alfred Wallace.

Isso porque os dois cientistas viajaram para lugares distantes a fim de observar diferentes espécies de plantas e animais, e tentar explicar o porquê de tanta variedade. Porém, eles só chegaram a uma conclusão que fizesse sentido ao ler o Ensaio sobre a População, de Thomas Robert Malthus.

Ou seja: os dois cientistas estavam tentando descobrir a mesma coisa, só precisavam fazer a conexão com uma nova ideia. E a partir daí surgiu uma das ideias mais originais dos últimos séculos.

- Publicidade -

2. Uma ideia original provavelmente será maluca

Para Asimov, uma ideia realmente original inovadora provavelmente não vai fazer sentido na hora. E pode até soar maluca ou impossível. Mas depois ela vai se mostrar verdadeira.

Então, mesmo que a suas ideias originais pareçam malucas à primeira vista, lembre-se de que a ideia de que a Terra é redonda já foi vista como piada por muita gente. Portanto, não desista da sua ideia tão cedo: daqui um tempo, ela pode se mostrar algo realmente original e inovador.

Como ter ideias originais de verdade? Isaac Asimov responde com 5 conselhos
Pinterest

3. Confie em você, confie em suas ideias

Pessoas que possuem ideias originais e fora da caixa podem ter dificuldades para serem levadas a sério. Justamente por quebrar paradigmas, o criativo em geral precisa estar disposto a defender suas ideias e suas loucuras.

E para isso, é preciso muita autoconfiança. Segundo o artigo de Asimov, são os excêntricos que dominam o mundo e criam algo de fato original e único.

“A pessoa mais inclinada a ter novas ideias é uma pessoa com um bom domínio no assunto de interesse e que não é convencional em seus hábitos”, afirma o autor em seu artigo (tradução livre).

Isaac Asimov
ACESSE AQUI todas as obras de Asimov / Amazon

4. Tudo bem ser um lobo solitário às vezes

O processo de criação pode ser complexo, maluco e, muitas vezes, solitário. E até constrangedor, em alguns casos. Afinal, para cada ideia boa, há centenas de ideias ruins que você não quer que outros descubram.

Por isso, muitas vezes está tudo bem ser um lobo solitário em seu processo criativo. A presença de muitas pessoas ou opiniões neste primeiro momento pode até ser algo ruim. É claro que, no futuro, você vai precisar disso. Mas, por hora, concentre-se no seu processo.

5. A culpa só atrapalha – livre-se dela!

Por fim, Asimov afirma em seu artigo que o pesadelo da criação é o sentimento de culpa. Você não deve se sentir culpado por não ter boas ideias o tempo inteiro, mesmo que esteja ganhando dinheiro para isso.

A criatividade é algo complexo, e deve vir de um lugar sem pressão e culpa. Esse senso de responsabilidade, diz o autor, pode atrapalhar tudo.

Então, leve o seu trabalho a sério, mas não a sério demais. Deixe um espaço para as ideias originais, criativas e despretensiosas entrarem. Alguma delas pode ser a ideia que vai mudar a sua vida e carreira.

“As melhores ideias da história vieram de pessoas que não eram pagas para ter boas ideias, mas para dar aulas, lidar com burocracias ou não eram pagos de forma alguma. A melhores ideias surgiram como questões secundárias”, afirma Asimov.

E aí, o que achou do artigo? Esperamos que ele te inspire de alguma forma, como inspirou a gente. Esse texto foi inspirado em matéria original da Revista Galileu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.