Precisamos falar sobre os novos ícones dos apps da Google
Isso mesmo, precisamos falar sobre os novos ícones dos apps da Google, atualizados em outubro desse ano. O processo criativo para o redesenho desses ícones levou cerca de um ano. O plano é bom: unificar a identidade da Google com ícones que conversem visualmente entre si. Os novos ícones trazem agora, a já consagrada paleta de cores da marca, com maior destaque.
Muito bem, as pessoas concordam que os ícones combinam muito. Por outro lado, há alguns questionamentos em aberto. Primeiro, o fato de, em um primeiro olhar, ser difícil de distinguir Maps do Drive e dos outros todos apps. Inclusive, um designer do Google demonstrou um pouco a sua frustração no Twitter:
I have straight up given up trying to “find” the google maps icon on my phone and just trust I’m biking in the right direction. I am free!!!! https://t.co/2i3OgZPx6O
— Jennifer Daniel (@jenniferdaniel) October 27, 2020
Pois é, outros usuários também relataram que essa falta de diferenciação entre os ícones estão atrapalhando um pouco na horas de encontrá-los. Ou será que é só questão de tempo até as pessoas se acostumarem? Não sabemos e só o tempo dirá.
Outras questões
Enfim, a Fast Company procurou a Google para saber um pouco mais sobre o processo de criação desses ícones. De acordo com um porta voz da empresa, a primeira intenção da empresa ao redesenhar o ícone do Gmail foi amarrar ele ao logo antigo. Caso não lembrem, ele possuía um M em um envelope branco. E, nesse caso, a empresa escreveu o seguinte:
“Nosso principal objetivo foi modernizar os ícones e, ao mesmo tempo, enfatizar os elementos dos aplicativos legados que os definiram, como o M clássico do Gmail e a cor vermelha proeminente”
De qualquer forma, fica aqui nosso adeus ao clássico envelope branco com linhas vermelhas. E damos olá a esses novos ícones que são mais limpos, fluidos e modernos.
O que você achou dessa mudança?