Google Bard x ChatGPT: 7 diferenças importantes
7 fatos que mostram que o Bard não fica para trás quando se trata de inteligência artificial
O Bard é um chatbot desenvolvido pelo Google. Foi lançado no dia 21 de março de 2023, e sua criação foi uma resposta direta ao programa da OpenAI (Desenvolvedora do ChatGPT).
Apesar de ter começado com respostas bem limitadas e uma série de problemas técnicos, foi capaz de se recuperar após o lançamento de algumas melhorias, como a capacidade de solucionar matemática avançada, capacidade de raciocínio e criação de códigos de programação.
Talvez você também goste de ler:
Aprenda como ganhar dinheiro com o ChatGPT: SIM, nós te ensinamos!
Conheça o revolucionário Midjourney 5.1: inteligência artificial cria imagens ultrarrealistas!
Google Bard VS ChatGPT: Quais as diferenças?
Após a série de melhorias, foram percebidos vários aspectos que fazem com que o Bard se destaque em comparação ao seu concorrente direto, o ChatGPT. Confira alguns:
1. Fonte das informações
Enquanto o ChatGPT não permite que o usuário tenha acesso à fonte principal das informações (fazendo com que apenas confie no robô), o Bard fornece listas, dados estatísticos ou blocos de código, que podem ser marcados e sublinhados para destacar a fonte original, fazendo com que toda a resposta possa ser conferida em outra localização.
2. Pesquisa em tempo real
O Bard é conectado à plataforma do Google, o que permite que todas as pesquisas sejam feitas em tempo real. Enquanto a versão gratuita do ChatGPT possui uma base de dados limitada. Seus idealizadores prometem lançar em breve uma atualização que permita essa função, mas, enquanto isso não acontece, o Bard toma às rédeas da situação e a utiliza para vantagem própria.
3. Criação de imagens a partir de textos
O Bard terá, muito em breve, uma atualização que permitirá que seus textos de tornem imagens. Isso será possível a partir de sua integração com o Adobe Firefly, uma inteligência artificial criadora de imagens que pertence à Adobe. O ChatGPT atualmente não possui nem previsão de lançar algo parecido.
4. Pesquisa por comando de voz
O Bard é capaz de entender comandos de voz e transformá-los em textos. Seu chatbot converte o áudio e executa as ações solicitadas pelo usuário, um ótimo recurso para pessoas que, por qualquer que seja o motivo, não conseguem digitar suas pesquisas.
5. Exportação de texto gerado
O Bard, do Google, tem um botão que permite exportar o texto criado para Gmail e Docs. Futuramente, mais serão incluídos. Já o ChatGPT não possui nenhuma função que permita a exortação de seu conteúdo, sendo necessário que o usuário precise tirar print da tela, ou usar o bom e velho CTRL C + CTRL V.
6. Agrupamento de links de páginas
O Bard é capaz de fazer um levantamento de quantos links há em uma página da internet e resumir o conteúdo de cada um deles individualmente. É um recurso muito útil para contextualização do que está sendo pesquisado, facilitando para o usuário.
O ChatGPT ainda não possui a função de interação com outros sites, contando apenas com as funções presentes em sua própria plataforma.
7. Pesquisas através de imagens
Como já mencionado anteriormente, o ChatGPT suporta apenas a utilização de textos, não possuindo assim nenhum recurso voltado para o audiovisual. Já o Bard permite que o usuário faça o upload de imagens e solicitar legenda para as mesmas, criar anúncio específico, entre outras funções.
Afinal, qual escolher? Bard ou ChatGPT?
É claro que essa disputa está longe de terminar, e não existe uma resposta correta. O usuário é livre para utilizar a que acreditar servir mais ao seu propósito.
A indústria da inteligência artificial tende a crescer e evoluir cada vez mais. Uma boa concorrência estimula que os servidores se aprimorem cada vez mais rápido, trazendo apenas vantagens para todos.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!