Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

ERA DO CONSUMO X TIKTOK

0

Com o transcorrer com tempo, a sociedade passou por alguns períodos e por sistemas econômicos diferentes. Nesse sentido, embora distintas etapas tenham marcado a linha histórica da sociedade, o capitalismo em sua essência começou a se desenvolver na primeira revolução industrial e até então continua na vida das pessoas. Porém, desde o seu início, é importante deixar claro que o próprio capitalismo se reinventou e assumiu outras formas. Embora a metodologia para se obter o lucro continue o mesmo. Na era da tecnologia, por exemplo, o consumo, sinônimo do capital, mudou completamente, mais especificamente quando pensamos no aplicativo TikTok.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

Marketing digital: principais tendências de consumo para 2022

BRANDING e A LÓGICA DO CONSUMO: palestra com Martin Lindstrom

Consumo exagerado

De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, “A felicidade esperada é atribuída à aquisição de novos bens é apenas uma promessa. Esse desejo permanece na sedução que é retroalimentado por uma insatisfação constante”. Na realidade, podemos dizer que o capitalismo sofreu suas mutações durante a primeira revolução industrial, na divisão bipolar do mundo durante a Guerra Fria, até chegar na era do consumismo acelerado.

- Publicidade -

Então, é possível afirmar que distintos atores modificam as relações de consumo com o passar do tempo, influenciando diretamente nos desejos dos consumidores, sendo que as redes sociais foram o ápice dessa mutação. De forma recentíssima, a plataforma TikTok com os seus vídeos curtos mudou completamente a era do consumo, acelerando-o mais ainda. Um grande exemplo da mutação da sociedade do consumo é o fato de que hoje, qualquer varejista, loja de roupas, ou seja, qualquer estabelecimento que opere de forma ativa no mercado faz as trends que surgem no TiTok.

A maior parte dos conteúdos consumidos na plataforma hoje são de influenciadores fazendo unboxing ou recebidos, avaliações, antes x depois é “dupe” – como construir looks gastando menos. Não obstante, pensando na distribuição da renda, os influenciadores conseguiram mudar também a forma de conseguir dinheiro de forma acelerada através dos anúncios que são feitos nessas plataformas e que geram quantidades significativas de likes e compartilhamentos, e, por consequência, dinheiro (capital).

Sobre o TikTok

O aplicativo chinês TikTok foi lançado em setembro de 2016. Anteriormente conhecido como Musical.ly, é hoje uma das plataformas de redes sociais que mais cresce no mundo.

Com a lógica de compartilhar vídeos curtos, tem mudado a lógica e a tendência das redes sociais concorrentes. Atualmente o app possui mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente.

- Publicidade -

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.