Já comentamos aqui que em 2020 surgiram muitas empresas novas no mercado. Por consequência, são muitas marcas novas no mercado. Dentro desse contexto é importante perguntar: você sabe que ter um site ou as redes sociais com o nome da sua empresa não é uma garantia de que esse nome realmente seja seu? Isso mesmo, outra pessoa pode abrir uma outra empresa no mesmo ramo, registrar a marca e pedir para você simplesmente parar de usar esse nome. É por conta disso que hoje queremos que você entenda por que é importante registrar a sua marca.
Entenda por que é importante registrar sua marca
Primeiramente, vamos deixar claro: ter presença digital é super importante, ainda mais depois de tantos acontecimentos como a pandemia e tudo que ela desencadeou. No entanto, ter um perfil no Instagram ou um site com o nome da sua empresa não garante que você seja o dono dessa marca. Para isso é necessário, realizar o registro da sua marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Da mesma forma, o CNPJ não é uma prova de que você tem o direito de utilizar a marca. Ou seja, se basear na razão social como garantia de exclusividade de uso de algum nome é algo que simplesmente não existe.
Agora, imagina que você abriu um novo negócio. Fez o planejamento, criação da identidade visual, impressão de materiais, investiu para divulgar seu nome na internet e então descobre que outra pessoa registrou o nome da sua marca no mesmo segmento. Seria muito, mas muito frustrante, não é mesmo? Tanto empenho, tempo e carinho foram por água a baixo. Por que, se alguém já tem o nome registrado pode pedir para que você pare utilizar esse nome. Caso você não o faça, essa pessoa, detentora da marca registrada tem o respaldo da lei para fazer com que você pare de usar o nome e o símbolo que ela já registrou. Ah! e sem falar que nesse caso, obviamente, será impossível você conseguir o registro da sua marca.
Cuide da sua empresa e da sua marca, faça o registro!
Resumindo, apenas o registro da sua marca junto ao INPI garante a exclusividade de utilização da marca. Existem escritórios e advogados que trabalham com foco nisso e que podem te ajudar nessa tarefa. Ainda, é possível fazer o processo sozinho no próprio portal do INPI, mas pode ser um pouco complicado caso você não esteja a par de todos os termos que eles utilizam por lá.
Finalmente, registrar a marca é a única garantia de que você não perderá o direito de utilização dela, bem como garante que ninguém poderá reproduzir sua marca de maneira parcial ou não sem o seu aval. Além disso, é uma garantia de que você poderá monetizar o seu negócio com venda de licenciamentos e franquias, por exemplo. E, por fim, te deixa no controle da sua marca, já que ninguém poderá veicular sua marca sem o seu consentimento.
Referência: Efeito Orna