Entenda o que é Queerbaiting e porque Harry Styles é acusado de praticar
Devemos concordar, de fato, que o guarda-roupa de Harry Styles é composto por itens como: saia, sombras de olhos, unhas pintadas, decotes, entre outras roupas que não são comumente usadas por homens que se intitulam como heteros.
Em suma, o ex-integrante da boy band One Direction acabou recebendo muito mais popularidade no mundo todo desde que lançou o seu álbum solo no ano de 2017. Nesse sentido, um dos pontos que as pessoas atribuem ao sucesso de Styles é o seu modo de vestir-se, visto que o artista passou a ser definido pela sua legião de fãs como uma pessoa queer.
Talvez você goste de ler também:
Novo filme de Harry Styles estreia na Amazon Prime!
O que está acontecendo com o Harry Styles?
O que significa ser uma pessoa queer?
Em síntese, de acordo com o coordenador do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leonardo Colling, esse termo possui suas nuances. Na realidade, o termo foi criado pelos europeus e norte-americanos com a finalidade de definir as pessoas que não seguiam o padrão heteronormativo.
Nesse sentido, o termo foi criado com a finalidade de se referir aos sujeitos que se vestiam de maneira distinta dos padrões estabelecidos na época. Quando pensamos uma tradução literal do termo, chega-se a equivalências como> esquisito, excêntrico e estranho. Desse modo, como a comunidade LGBTQIA+ sempre foi perseguida, os ativistas e estudiosos da causa resolveram se apropriar do termo que outrora era pejorativo. No final da década de 80, o termo foi adaptado com a finalidade de usá-lo de uma forma mais positiva.
Nesse sentido, no seu artigo chamado de Teoria Queer, publicado no Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Colling diz: “A proposta é dar um novo significado ao termo, passando a entender queer como uma prática de vida que se coloca contra as normas socialmente aceitas”.
O termo queer e a postura de Harry Styles.
De fato, podemos traduzir em sua essência o termo queer e a postura do integrante da One Direction. Queer significa ir na contramão da heteronormatividade, que é exatamente o que Harry faz, seja por meio das roupas, acessórios ou até mesmo relacionamentos. Pelo fato de não gostar de falar da sua sexualidade e não se definir, as pessoas acabaram compreendendo Harry Styles como Queer. É importante deixar claro que pessoas que não necessariamente definem a sua sexualidade, podendo essa ser fluida, por exemplo.
Em uma entrevista que Harry concedeu a revista L’Officiel em 2019, disse: “Mesmo que o masculino e o feminino existam, seus limites são o tema do jogo. Não precisamos mais ser isso ou aquilo. Acho que agora as pessoas estão apenas tentando ser boas. Na moda e em outros campos, esses parâmetros não são mais tão rigorosos quanto antes e dão origem a uma grande liberdade. É estimulante”.
A postura de Harry passou a ser questionada: é Queerbaiting?
Com o passar do tempo, inevitavelmente, a postura do cantor passou a ser questionada nas redes sociais. Desde o mês de abril do ano passado, Harry evita ao máximo falar sobre a sua vida amorosa e os relacionamentos que fez ou faz parte. “Eu tenho sido muito aberto com meus amigos, mas essa é minha experiência pessoal”, disse à revista Better Homes & Gardens.
Dessa maneira, os fãs do cantor acabam inundando a rede social do artistas pelo fato de Styles não querer falar sobre a sua sexualidade e seus relacionamentos em aberto. Além disso, esse cenário ficou ainda pior quando o artista resolveu assumir um relacionamento público com a atriz Olivia Wilde.
Acusado: O que é queerbaiting?
Essa prática é definida pelo Urbam Dictionary como o fato de um artista utilizar da produção audiovisual e estética fluida dos queer. O uso deve ser atrelado a a finalidade de conseguir atenção e, consequentemente, o “pink money”, dinheiro da comunidade LGBTQIA+. O artista, nesse caso, não precisa se identificar com a causa, somente utilizar dos artifícios da mesma. Para muitas pessoas, portanto, a atitude de Harry é sim de querer baiting.
Para os críticos, o artista vem utilizando da metamorfose queer com a finalidade de se destacar no mundo pop heteronormativo. Obviamente, sem se identificar efetivamente com a causa, de fato. De acordo com doutor e professor de História Queer da Universidade de Londres, Justin Bengry, em uma entrevista ao portal EuroNews, disse:
“Quando criticamos o comportamento de alguém como ‘queerbaiting’, no entanto, estamos afirmando um ponto sobre suas intenções e não apenas suas ações. Na verdade, estamos acusando que eles estão abusando deliberadamente de seu privilégio e até mesmo nos enganando sobre sua própria compreensão de si mesmos para atrair atenção e até se beneficiar social e financeiramente dessa atenção. Pode ser que eles estejam, de fato, fazendo exatamente isso!”.
No final das contas, de acordo com os teóricos da área, é difícil dizer se realmente Styles está praticando queerbaiting, embora esteja sendo acusado disso.
Então, o que você achou desse artigo sobre Harry Styles sendo acusado de queerbaiting? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!