Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Distribuição de lucros, como funciona?

0

Se você abriu um negócio recentemente em conjunto com outros sujeitos, nesse caso, outros sócios, e está passando por dificuldades atreladas aos lucros desse empreendimento, sem compreender como funciona para que todos recebam esses valores oriundos do empreendimento, continue lendo que nós estamos aqui para te ajudar! Inicialmente, é importantíssimo deixar claro que saber fazer a distribuição dos lucros entre os sócios é fundamental para que o seu negócio mantenha-se saudável e próspero.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

6 motivos para você ter redes sociais para os negócios

Primeiros passos para encontrar a identidade visual de sua marca

Saiba o que é PRÓ-LABORE e DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

O que é distribuição de lucros?

- Publicidade -

Em suma, a distribuição de lucro de uma companhia é o processo pelo qual os participantes que decidem investir o seu capital no negócio passam a receber os lucros resultados da companhia. Dessa maneira, os acionistas, os sócios e os investidores que possuem os e dinheiro alocado na sua companhia possuem o direito inato e natural aos valores de lucros que fazem parte da distribuição.

Esses valores, por sua vez, são descritos de forma bem detalhada ainda no momento em que a empresa está iniciando as suas atividades, surgindo. Esse processo ocorre por meio daquilo que chamamos de “Contrato Social”. Nesse documento, portanto, precisa constar tudo que os sócios possuem direito, bem como os deveres mediante ao negócio que está sendo criado.

O que é pró-labore?

De fato, é extremamente importante esclarecer uma dúvida que muitas pessoas possuem, na realidade, a maior parte dos profissionais possuem essa dúvida. Existe uma diferença entre salário e lucro, visto que ambos os conceitos não possuem equivalentes. Ou seja, a distribuição de lucros está ligada ao excedente do que estava previsto no balanço da companhia. Desse modo, esse é um valor que deve ser pago a todos os envolvidos, pelo menos uma vez por ano ou mais vezes, conforme o contrato social exige. Portanto, se você quer saber qual é o salário do empreendedor, o nome correto dessa questão é pró-labore.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.