Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Quer o MELHOR VINHO do mercado? Veja essas dicas e aprenda a escolher

0

Se você é daqueles que adora um vinho no fim de um dia cansativo de trabalho, está no lugar certo. Afinal, o vinho é uma das bebidas mais populares do mundo, sendo ideal para receber visitas, brindar com aquele contatinho ou simplesmente apreciar uma boa garrafa enquanto assiste sua série conforto. Mas como escolher o melhor vinho?

- Publicidade -

O problema é que, com tantas opções de vinhos por aí, fica difícil saber qual escolher. Fatores como preço, tipo da uva, safra, marca e muitos outros podem ser decisivos nesta escolha. Então, como saber se você está levando uma boa garrada de vinho para casa?

Neste texto, vamos te ensinar algumas dicas importantes para não errar na escolha do vinho nunca mais. Então, confira a seguir tudo o que você precisa saber antes de comprar o melhor vinho no mercado!

O melhor vinho do mundo é o Português?

melhor vinho do mercado: saiba escolher
Foto: Markus Spiske/Pexels

Portugal é um país bastante conhecido por sua rica diversidade vinícola, possuindo muitas uvas nativas e um clima diferenciado, que produzem ótimas safras.

- Publicidade -

Contudo, será que o vinho português é o melhor de todos? Segundo especialistas, de fato os vinhos portugueses possuem uma elegância diferenciada, sendo difícil encontrar um vinho ruim ou mal produzido.

Porém, isso não significa que apenas vinhos de Portugal estejam entre os melhores. De fato, o próprio Brasil possui muitos rótulos premiados e reconhecidos ao redor do mundo, com destaque especial para as bebidas produzidas no Sul do país.

Vinho tinto x vinho branco: qual escolher?

Algo muito importante na hora de escolher o seu vinho é optar pelo vinho branco ou tinto. A principal diferença, além da cor, é a fermentação dos vinhos brancos, que acontece apenas com o suco da uva, sem a presença da casca. É por isso que eles possuem a característica cor clara.

Já os vinhos tintos são produzidos com a casca das uvas, o que também explica esse sabor mais forte e complexo, que tanta gente ama.

- Publicidade -

Em geral, não há um veredito sobre qual dos dois é o melhor, sendo os vinhos brancos comumente mais conhecidos por seu aroma leve e frutado. O importante é escolher o melhor vinho, aquele que mais agrade o seu paladar, e abrir a sua garrafa preferida.

Se liga nestas Promoções de Vinhos na BLACK FRIDAY:

Quer o MELHOR VINHO do mercado? Veja essas dicas e aprenda a escolher
Amazon / divulgação
Quer o MELHOR VINHO do mercado? Veja essas dicas e aprenda a escolher
Casillero / divulgação
Quer o MELHOR VINHO do mercado? Veja essas dicas e aprenda a escolher
Santa Helena / divulgação
Quer o MELHOR VINHO do mercado? Veja essas dicas e aprenda a escolher
Concha Y Toro / divulgação

E os vinhos rosés?

Os vinhos rosés são produzidos a partir de uvas tintas, porém têm um contato limitado com a casca. É por isso que esse tipo de vinho possui uma coloração mais clara.

Neste sentido, a escolha da uva e do processo de vinificação desempenham um papel fundamental na futura característica do vinho, seja ele branco ou tinto.

Quer o MELHOR VINHO do mercado? Veja essas dicas e aprenda a escolher
Latitud33 / divulgação

Vinhos leves ou encorpados?

Agora vamos entender um pouco sobre a diferença entre um vinho leve e um vinho mais encorpado. Nesse caso, a escolha interfere no sabor, na textura da bebida e na sensação que ela deixa na boca após a degustação.

Em geral, vinhos leves possuem um corpo mais fluido, ou seja, deixam uma sensaçãk mais delicada na boca. Também são acompanhados de um teor alcoólico mais baixo e maior acidez. A coloração também muda: note que vinhos leves costumam ter uma cor mais clara e translúcida.

Já os vinhos encorporados são aqueles com um corpo maior, trazendo uma sensação densa e intensa na sua boca. Em geral possuem um teor alcoólico mais alto, além de deixar aquela sensação de adstringência na boca após seu consumo.

Além disso, vinhos encorpados são pensados para o envelhecimento em barris de carvalho e na garrafa, o que garante uma maior complexidade no sabor.

Como harmonizar vinhos com comidas e petiscos?

Por fim, se você deseja harmonizar o seu vinho com alguma comida ou petisco, precisa saber como valorizar a combinação entre esses sabores.

Entre as principais dicas, estão:

  • Vinhos brancos caem muito bem com frutos do mar, como camarão, vieira e peixes brancos. Prefira bebidas mais leves e cítricas;
  • Vinhos brancos leves e frescos também harmonizam bem com saladas e molhos cítricos;
  • Já vinhos brancos mais encorpados, como o Sauvignon Blanc ou o Chardonnay vão muito bem com aves como frango e peru.
  • Para harmonizar com queijos frescos e queijos de pasta male, o melhor vinho é o branco amanteigado;
  • Para harmonizar com comidas asiáticas, na famosa sushi night, prefira os vinhos brancos leves e aromáticos, como o Riesling ou Gewürztraminer;
  • Para carnes vermelhas, vá de vinhos tintos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon e Merlot;
  • Se você deseja harmonizar com massas com molhos robustos, os tintos também caem muito bem, especialmente com massas com molhos à base de tomate, carne ou cogumelos.
  • Por fim, queijos curados, churrascos e carnes defumadas combinam bem com vinhos tintos mais robustos, como o Syrah, o Tannat ou o Malbec.
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.