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Dicas de marketing para pequenas e médias empresas

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Você tem um negócio e pretende impulsioná-lo? Saiba que você pode ter muitos resultados com as estratégias de marketing digital para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

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Primordialemente, ter uma boa estratégia de marketing digital ajuda muito a empresa a deslanchar, pois 61% dos internautas já pesquisaram produtos online. Isso significa que ao pesquisar por um produto similar, o cliente pode acabar encontrando seu negócio.

Com o marketing digital, é possível explorar nichos específicos do mercado, ter estratégias personalizadas para a persona, melhorar o atendimento e relacionamento com o cliente, e investir um baixo custo para gerar um ótimo resultado.

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DICAS DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Uma pesquisa recente apontou que quase 100 milhões de brasileiros tem acesso à internet, e não importa o segmento da sua empresa, ela com certeza tem clientes entre estes internautas.

Manter uma empresa fora do digital é perda de dinheiro, pois hoje, uma das principais formas de conseguir clientes é através das redes. Investir nesse tipo de marketing é mais barato do que se imagina, e com certeza vale o retorno.

Uma das maiores vantagens desse tipo de marketing é medida com o ROI (Retorno Sobre Investimentos), que serve para avaliar o desempenho das ações de marketing após o investimento.

Para isso, basta aplicar uma fórmula básica, que é: retorno de investimento – o investimento inicial, e dividir isso pela multiplicação do investimento inicial por 100.

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Multiplicando por 100, você consegue descobrir o percentual do resultado. Quanto maior o investimento que você fizer, maior será a taxa do ROI.

Mas como planejar estratégias de marketing? Trouxemos algumas dicas para você aplicar no seu negócio.

Entender de funil de vendas e ferramentas pode abrir novas possibilidades para você!

Crie um site ou blog

O primeiro passo para ter um reconhecimento digital é criar um site da sua empresa, lá devem estar presentes todas as informações do seu negócio e produtos, para que assim ele consiga decidir na compra.

Além de ser um ótimo cartão de visitas, ele também aparecerá nos resultados de busca no Google e outros sites de pesquisa. Por isso é bom criar um design atrativo para os clientes criarem alguma conexão com seu produto. Além disso, ele deve ser funcional e de fácil compreensão.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo formar um público através de conteúdos valiosos, que atraiam e retenham um público bem definido, que se identifique com o negócio e posteriormente virem clientes.

Estes posts precisam ser feitos regularmente, então para manter a estratégia é preciso ter consistência e organização. Os resultados podem demorar um pouco, mas com certeza valerão a pena.

São vários conteúdos que você pode utilizar para atrair seu público com o marketing de conteúdo, como ebooks, vídeos, podcasts, infográficos, webinars, entre outros.

Siga práticas de SEO

Essa técnica serve para deixar seu site mais amigável para as buscas em ferramentas de pesquisa, como o Google. Ela consiste em utilizar de palavras chave em títulos, textos, ou em outras partes do site para influenciar no ranqueamento.

Então, o que você achou desse artigo sobre marketing digital para pequenas e médias empresas? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

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