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Dia dos Pais: a nova paternidade e os novos perfis de consumidores

O Dia dos Pais reflete novas realidades que devemos entender melhor, veja este estudo

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O segundo domingo de Agosto é uma data de preparo e interesse para muitas famílias no Brasil, pois, desde semanas antes, o número de buscas por presentes para comemorar o Dia dos Pais começa a aumentar.

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A data é usada por diferentes marcas para ajudar centenas de consumidores a encontrar o presente ideal para seus pais. De acordo com o Think With Google, as vendas por país na região da América Latina mudam de acordo com a situação, por exemplo, na Colômbia esse dia é um dos mais esperados pelos varejistas, com um aumento de 30% nas vendas, enquanto no Chile e no México as buscas por diferentes categorias, como telefones celulares, aumentam até 75%, na Argentina o termo “presentes caseiros para o Dia dos Pais” cresce (180%) e “presentes feitos à mão para o Dia dos Pais” (40%), enquanto na América Central a palavra “viagem” se torna uma das buscas mais importantes.

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Dia dos Pais: a nova paternidade e os novos perfis de consumidores

Os dados acima mostram que as figuras paternas geralmente recebem presentes materiais, mas hoje existem novas paternidades e perfis renovados de como são os hábitos de gastos dos pais.

De acordo com a pesquisa de Mariana Carreón, Diretora de Planejamento Estratégico da another, uma das agências globais com a maior oferta de comunicação na América Latina, as novas gerações estão se afastando da figura rígida do “provedor” para construir comunidades de apoio para criar seus filhos e equilibrar esses desafios com suas parceiras.

“Os homens da geração do milênio e os novos comportamentos dos jovens, pais da GEN-Z querem um equilíbrio entre o trabalho, a paternidade, a parceria e a criação de espaços de networking para aprender sobre a paternidade como uma comunidade”, disse Carreón.

 

De acordo com um relatório de 2020 da consultoria de estratégia global McKinsey, há uma evolução cultural e social em torno da licença paternidade, em que quase 38% das empresas oferecem remuneração acima da média para os pais, enquanto os dados do Fórum Econômico Mundial mostram que os novos pais têm menos acesso à casa própria em comparação com seus pais ou avós, sendo que 70% dos nascidos na década de 1940 tinham casa própria aos 35 anos, enquanto 60% dos nascidos na década de 1960 tinham acesso à casa própria.

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Além disso, a análise da equipe de Planejamento da another mostra que os novos pais estão mais preocupados em melhorar seu ambiente e criar vínculos emocionais reais em sua educação.

 

“A Geração Z está redefinindo a paternidade à medida que entra na casa dos vinte anos, adotando abordagens únicas e revolucionárias. À medida que exploram novas maneiras de se conectar e criar comunidades, eles estão descobrindo a importância de aumentar a confiança e buscar o apoio emocional de seus colegas. Por sua vez, os pais dessa geração estão quebrando paradigmas, encontrando maneiras inovadoras de serem valiosos em casa e criando truques para maximizar o tempo em família, em vez de se concentrarem apenas em projetos de bricolagem, ou seja, carpintaria, eletricidade e outros trabalhos manuais em casa. Quando os Zs se tornarem pais, espera-se que eles desafiem as normas estabelecidas e moldem a maneira como entenderemos a paternidade no futuro”, disse Mariana Carreon.

Diante dessa evolução e mudança constante, o Diretor de Planejamento Estratégico da another compartilhou os novos perfis parentais que os profissionais de marketing e as agências devem levar em consideração ao implementar suas próximas campanhas publicitárias.

 

Paternidade igualitária

Os pais estão adotando uma abordagem igualitária em relação à paternidade. Esse perfil está comprometido em compartilhar igualmente as responsabilidades parentais e está disposto a equilibrar carreira e vida familiar. Esses pais estão buscando flexibilidade no trabalho e programas que promovam uma distribuição igualitária das tarefas domésticas. Eles também estão interessados em se conectar com outras comunidades de pais que compartilham os mesmos valores e desafios.

Truques de pai

Esse perfil descreve os pais modernos que estão concentrados em encontrar soluções e truques para economizar tempo em suas vidas diárias. Esses pais estão dispostos a buscar ajuda profissional para resolver problemas em casa, em vez de lidar com eles sozinhos.

“Eles também aproveitam as vantagens da mídia social e da tecnologia para compartilhar dicas e truques com outros pais. Eles valorizam o tempo em família e preferem atividades de qualidade com os filhos em vez de tarefas domésticas, por isso terceirizam algumas tarefas para maximizar o tempo que passam juntos”, disse o especialista.

 

Construindo relacionamentos emocionais

A análise da equipe de Planejamento da another mostra que os pais da Geração Z e da Geração dos Millennials estão comprometidos com a evolução de relacionamentos emocionais fortes com seus filhos. Esses pais vivenciaram a importância das conexões emocionais e querem proporcionar aos filhos uma experiência diferente da que tiveram com seus próprios pais. Eles procuram compartilhar abertamente seus sentimentos, ensinar habilidades emocionais e modelar relacionamentos saudáveis. Eles também pesquisam recursos e programas que os ajudam a fortalecer os vínculos emocionais com seus filhos e a abordar questões difíceis de forma construtiva.

Conexão e comunidade

Eles procuram se conectar com outros pais na vida real e de maneira on-line. Eles valorizam as relações sociais e querem estabelecer vínculos com outros pais que compartilhem seus interesses e desafios. Participam de grupos locais, eventos comunitários e plataformas on-line para compartilhar experiências, obter apoio e criar uma rede de pais. Eles também reconhecem a importância de se desconectar da tecnologia e passar tempo de qualidade com seus filhos ao ar livre.

 

Pais ao ar livre

Esse perfil se refere aos pais que se interessam por atividades ao ar livre e procuram incluir seus filhos nessas aventuras. Eles valorizam os benefícios da natureza e querem criar memórias significativas com seus filhos e filhas em ambientes externos. Gostam de participar de atividades como acampamento, exploração da natureza e atividades baseadas em aventura. Buscam experiências que promovam o crescimento pessoal, o aprendizado e um tempo de qualidade em família. Eles também estão procurando marcas e empresas que entendam suas necessidades e ofereçam produtos e serviços relacionados a atividades ao ar livre.

 

“Os pais modernos estão assumindo papéis mais igualitários na criação dos filhos e procurando maneiras de simplificar a vida cotidiana, ao mesmo tempo em que se concentram no tempo de qualidade com os filhos. Estão comprometidos com a saúde mental e emocional, construindo relacionamentos sólidos e buscando conexões pessoais além das telas. As marcas devem se adaptar a essas tendências, oferecendo produtos, serviços e espaços que apoiem e celebrem a paternidade moderna”, acrescentou Mariana Carreón.

 

Sobre a another

Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design, pesquisa e inteligência de mercado e experiências de marca.

A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo massivo, tecnologia, luxo, cultura, entretenimento, saúde e bem-estar, turismo e corporativo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Casa another na Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Bolívia, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Porto Rico, República Dominicana, Paraguai, Uruguai e Europa.

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