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Descubra como surgiu a retrospectiva do Spotify!

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A retrospectiva do Spotify é uma das campanhas mais compartilhadas mundialmente. Hoje, inclusive, podemos dizer que um dos sinais de que estamos chegando no final do ano é quando o aplicativo de músicas disponibiliza essa ferramenta. Quando as pessoas começam a compartilhar a sua retrospectiva da plataforma, automaticamente, os demais já começam a perceber que o final do ano está chegando. Posto isso, se você ainda não sabe do que estamos falando, a retrospectiva do Spotify é uma experiência personalizada para os usuários do aplicativo. Dessa maneira, a plataforma consegue conceder de forma detalhada o que você ouviu exatamente quantas vezes você ouviu, se foi muito ou pouco ao transcorrer do ano em questão.

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Quando começou de fato a retrospectiva do Spotify?

Em suma, embora pareça que essa abordagem do aplicativo é bem contemporânea, na realidade, a plataforma de stream de músicas ingressou nessa ideia no ano de 2013, com uma página chamada de “Year in Review”, mas não se tornou a campanha de retrospectiva até o ano de 2016. Desde que essa ideia passou a fazer parte da realidade, a cada ano que passou, essa abordagem da plataforma foi crescendo e hoje podemos dizer sem dúvida nenhuma que é um momento genuíno do calendário cultural dos sujeitos na medida em que a retrospectiva passou a dominar as redes sociais.

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Os desafios da campanha.

Em suma, de acordo com a própria plataforma de streaming musical, um dos grandes desafios que enfrentam para poder fazer a retrospectiva acontecer é o fato de todos os anos trabalharem em diferentes idiomas e uma variedade gigantesca de mercados em todo o mundo. De acordo com Rasmus, representante da empresa, isso precisa ser pensado de uma forma muito sistemática. Mas, ao mesmo tempo, precisa ser expressivo, original e comemorativo. É esse constante empurrão e atração entre o design thinking sistemático, mas também o design thinking orgânico e expressivo”.

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