Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Descansar é necessário: a importância do ócio criativo

0

Seja você um empreendedor, estudante ou freelancer você precisa saber sobre a importância do ócio criativo. Afinal, nós crescemos em uma sociedade onde o ‘não fazer nada’ é ruim. E precisamos sempre estar correndo atrás de algo. Dessa forma, passamos a acreditar que se pararmos por 5 minutos que seja já estaremos atrasados para ou em algo. Por isso que esse texto é um convite para repensarmos algumas coisas nesse sentido.

A importância do ócio criativo

- Publicidade -

Precisamos cuidar do nosso trabalho e estudos, sim. Mas tão ou mais importante que isso é prestar atenção no nosso corpo e saúde mental. Por isso, é importante termos um tempo para relaxar e descansar. Vale lembrar que esse momento não é pra você ficar fazendo planos, ou pensando em como vai resolver as milhares de tarefas que tem pela frente. Tão pouco, para esperar que alguma ideia estupenda apareça. Ou seja, não crie expectativas. Tente só descansar. Acredite, você merece e também precisa. 😉

Claro que acreditamos que precisamos ser produtivos o tempo inteiro. Inclusive, nos sentimos mal quando não conseguimos concluir nossas tarefas em um dia (mesmo que essas tarefas sejam impossíveis de serem concluídas em um único dia). De qualquer forma, fica aquela sensação de que você poderia ter dado mais de si mesmo, poderia ter produzido mais. Numa concorrência acirrada com você mesmo e/ou com o mundo. E tudo isso ainda carrega um bônus: você se sente exausto.

via GIPHY

- Publicidade -

O que é ócio criativo?

O termo foi criado pelo sociólogo italiano Domenico De Masi. Ócio criativo é o tempo que você dedica para sua diversão, lazer, aprendizado e descanso. Entre outras palavras, a intenção é equilibrar trabalho e lazer. Afinal, uma mente descansada e feliz produz mais, melhor e de forma mais criativa. Além disso, a resposta para aquele problema difícil de resolver pode chegar quando seu cérebro estiver mais relaxado e alegre. Inclusive, nós falamos mais sobre isso, nesse texto aqui.

Agora, se a sua dúvida é: o que fazer quando não estou trabalhando? Relaxe. Muitas pessoas tem essa dúvida, afinal, conforme já falamos, fomos condicionados a estarmos sempre produzindo. Então, caso você esteja perdido, podemos começar vendo a teoria de que precisamos de 5 hobbies para ter uma vida feliz e saudável:

  1. Um para fazer dinheiro
  2. Outro para nos manter saudáveis
  3. Aquele para permanecer criativo
  4. Um outro onde seja possível construir conhecimento
  5. E um que aumente nossa mentalidade

Claro que, é bem possível que você não tenha tempo para os 5 hobbies. Enfim, vamos ser realistas, né. Mas, é legal perceber o que cabe na sua rotina e ir incluindo pouco a pouco. Além disso, você pode ter um hobbie que complete mais de um item da lista acima. Preste mais atenção. 😉

- Publicidade -

Por fim, tente pensar no que te deixa feliz e relaxado. Dessa forma, aos poucos você vai descobrindo o que é bom para te deixar mais descansado ou para aguçar a sua criatividade, por exemplo. Mas, o mais importante, e eu diria até imprescindível é sempre reservar um tempo para você. Se cuide e cuide da sua saúde, ela vale muito! <3

Fonte:@movinggirls

Heey, acredito que você também vai curtir entender mais sobre motivação, né? Dá uma olhada nesse texto aqui, onde falamos sobre os desafios e como encontrar a motivação. 😉

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.