Demissexual e Sapiosexual / Entenda orientações sexuais motivadas por comportamentos
Atualmente, muito vem se falando acerca das orientações sexuais que são pautadas em determinados relacionamentos. Na realidade, o debate acerca das orientações sexuais acabou ganhando mais destaque depois que diversas celebridades fizeram a revelação de quais critérios levam a fazer escolhas de parceiros na hora de construir um relacionamento.
No mês de outubro, por exemplo, a atriz Giovanna Ewbank se declarou demissexual em seu podcast “Quem Pod, Pod”. Já a apresentadora Bela Gil relatou ser sapiosexual em uma entrevista que foi concedida ao programa “Mil e uma tretas”, do YouTube. Devido a essas manifestações, muitas pessoas começaram a se questionar o que é ser demissexual e sapiosexual. Confira aqui que nós vamos esclarecer essas dúvidas.
Talvez você goste de ler também:
Criatividade: confira as melhores campanhas LGBTQIAP+ do mês de junho
Oportunidades para comunidade LGBTQIA+
O que significa ser demissexual?
Em suma, as pessoas demissexuais, assim como a cantora Iza, são os sujeitos que são fisicamente incapazes de sentir atração sexual por outras pessoas sem antes conseguir estabelecer uma conexão emocional. No que se refere a origem do termo, encontra-se em um meio caminho entre o conceito de sexual e assexual, conforme aponta a organização americana Rede de Visibilidade e Educação Assexual (AVEN). Ou seja, o conceito é um tipo de variação da assexualidade, no qual não existe atração sexual, indo além de precisar somente sentir-se atraído por alguém para realmente relacionar-se fisicamente.
O que significa ser Sapiosexual?
A Sapiosexualidade refere-se a designação de pessoas que sentem somente atração sexual por pessoas inteligentes. Para as pessoas que se identificam dessa forma, uma conversa inteligente, instigante, tende a ser muito mais importante do que a aparência física dos sujeitos. Essa expressão foi cunhada por um engenheiro norte-americano a partir da palavra latina “sapiens”, que significa “sábio” ou “aquele que sabe”. Darren Salder cunhou a expressão em 1998 para descrever a própria preferência sexual.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!