A internet é um terreno fértil para criminosos que se dedicam a aplicar golpes financeiros, e isso pode se dar de diversas formas. Dessa vez, a tecnologia do deepfake está sendo utilizada para enganar pessoas nas redes sociais. Desta forma, a deepfake de voz é o novo golpe da vez para criminosos. Vem entender.
A tecnologia por trás da deepfake é impressionante, e consiste em transformar uma voz qualquer em uma voz específica, sendo ela de um famoso ou de um conhecido, como familiares e amigos.
Deepfake de voz é o novo golpe, entenda como funciona
Para que a voz seja criada de forma sintética, é preciso ter um trecho de áudio considerável, para que a tecnologia consiga entender o jeito da pessoa falar, além do tom de voz e todas as suas singularidades. Quanto mais conteúdo ela tiver acesso, mais natural ela pode se tornar.
Com a tecnologia do ChatGPT, que utiliza a inteligência artificial para criar conteúdos muito criativos, esse tipo de golpe tem ficado ainda mais fácil de ser feito. Isso porque já é possível combinar as duas tecnologias, e aplicar golpes ainda mais realistas.
Talvez você goste de ler também:
CUIDADO COM O GOLPE DO “PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO”
Como combinar ChatGPT e Canva para fazer dinheiro com redes sociais
Cuidado com o “Golpe da Netflix”; veja o que fazer!
Como acontecem os golpes com deepfake?
Os criminosos conseguem algum conteúdo da vítima que contenha sua voz, como áudios enviados em aplicativos de mensagens, ou vídeos compartilhados em redes sociais, e com a tecnologia criam a voz sinteticamente.
Depois, basta descobrir o número de telefone de algum familiar ou amigo próximo e começar a pedir dinheiro. Ou seja, como a voz do outro lado da linha ou que é enviada por áudio é a mesma da vítima, as pessoas acabam confiando e enviando o valor solicitado.
Como se proteger destes golpes
Sempre que receber uma ligação ou mensagem de pessoas que você conhece pedindo uma boa quantia em dinheiro, de maneira inesperada, entre em contato com ela de outra forma. Na maioria das vezes os criminosos entram em contato com números diferente do da vítima, então esteja atento a isso.
Por mais que a pessoa entre em contato com você pelo próprio número, se a solicitação de dinheiro lhe parecer estranha, entre em contato de outra forma, como por exemplo por chamada de vídeo, e-mail ou pessoalmente, antes de transferir algum valor.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!