Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

De onde vem o “dinheiro vivo” da família real britânica?

0

Não é novidade para ninguém que a família real britânica possui muito dinheiro, uma vez que o regime monárquico sempre se baseou no acúmulo de capital. Em vista disso, no ano de 2021, as despesas com a família real atingiram o montante de aproximadamente 652 milhões de reais, ou seja, um salto significativo de 29% em relação aos valores relativos ao ano anterior por conta de algumas reformas que precisaram ser feitas no Palácio de Buckingham, no Castelo de Windsor e reformas em outras residências.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

The Crown: onde assistir a série?

CURIOSIDADE: o guarda roupa da rainha, confira!

DE ONDE VEM O “DINHEIRO VIVO” DA FAMÍLIA REAL BRITÂNICA?

Porém, o maior problema de toda essa movimentação é o fato de que esses gastos vieram à tona em meio a uma crise que está ocorrendo no Reino Unido em razão do conflito no leste europeu entre Rússia e Ucrânia. O conflito, por sua vez, afetou diretamente a economia inglesa, desestabilizando-a e gerando altas inflacionárias. A divulgação dos gatos da família real, portanto, surgiu em meio a um período no qual a renda média das famílias do Reino Unido caiu cerca de 1,3%.

- Publicidade -

Nesse sentido, é importante enfatizar que a maior fonte de riqueza da família real é oriunda do chamado Sovereign Grant (“subsídio soberano”). Em vista disso, esse montante consiste na renda do Crown Estate (“patrimônio da Coroa”). Ou seja, o termo trata-se de um conjunto amplo de propriedades privadas que pertencem aos monarcas, incluindo: edifícios localizados em áreas nobres de Londres, fazendas, shoppings centers e até alguns parques eólicos. Porém, existe uma coisa que muitas pessoas não sabem em relação a isso tudo.

De fato, pensando a prática, essas posses da coroa não são verdadeiras, e sim simbólicas. Por exemplo, se Charles 3º quiser vender qualquer uma dessas propriedades, ele simplesmente não poderá, visto que elas são administradas pelo governo, ou seja, pelo parlamento inglês. Ocorre que essas propriedades são responsáveis por gerar uma receita bem robusta, cerca de 1,5 bilhões de reais por ano. De todos esses valores, 75% são destinados aos cofres públicos e o restante, de 15% a 25% são destinados à família real.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.