Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Criatividade: Como sair do Bloqueio Criativo?

0

Trabalhar com criatividade parece algo mágico e sempre divertido. Pois bem, até pode ser dessa forma às vezes. Mas, as pessoas que utilizam a criatividade no dia a dia do trabalho podem, por vezes, ter um bloqueio criativo. Esse bloqueio pode ser desencadeado por vários fatores entre eles o cansaço, carga exaustiva de trabalho, prazos apertados, entre outros. Pensando nisso, separamos 4 dicas de como vencer um bloqueio criativo. Vem conferir!

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

NFT.Rio: Criatividade, inovação e design

Inspire-se! 13 frases sobre moda e criatividade

4 dicas de como vencer um bloqueio criativo

- Publicidade -

Se você acredita quem todo mundo que trabalha nesta área está sempre estimulando a criatividade, temos uma péssima notícia para te dar: nem sempre isso acontece. Afinal, profissionais da área da criatividade trabalham todos os dias criando.

Contudo, a criatividade é uma habilidade que precisa ser nutrida, estimulada e cuidada. Outrossim, dependendo da atividade que você exerce, ela pode acabar se tornando algo automático.

Essa criatividade automática pode levar ao esgotamento e ao famoso bloqueio criativo, que acaba frustrando muito quem precisa disso para trabalhar. Mas como não chegar a este ponto? Como estimular a criatividade do jeito certo e impulsionar este processo? A matéria abaixo está cheia de dicas para superar este bloqueio, vem ver!

Troque experiências com colegas e amigos

Conversar com outro profissional que utiliza da criatividade para o trabalho pode ser uma ótima saída. Ainda mais pelo fato de poder compartilhar suas ideias e suas frustrações. Essa pequena troca pode ajudá-lo a ter insights. Além disso, a troca constante com profissionais da área ajuda muito com aquelas ideias presas, que parecem não tem para onde continuar.

- Publicidade -

Mas, quando você se comunica com alguém, você pode encontrar outro caminho, ou se sentir encorajado para seguir com o projeto.

Afaste-se das telas

Pode não parecer, mas embora buscar ideias online seja muito interessante, isso nem sempre vai estimular a sua criatividade. Afinal, você estará sempre olhando para o mesmo ponto de referência. Por isso, há quem diga que teve as melhores ideias em momentos de relaxamento, como uma caminhada, durante o banho ou quando estamos fazendo tarefas comuns.

Além disso, pesquisar referências pode poluir suas ideias, dificultando o desprendimento desta referência. Desta forma, quando você está longe de telas e mais conectado consigo, com papel e caneta na mão e sem comparações, grandes soluções podem surgir.

Ou seja, para ter uma ideia original, desvie seus pensamentos do projeto e vá fazer algo por você. Esvazie a mente e deixe a criatividade surgir sem pressão.

Viva aventuras e novas experiências

Isso mesmo. Sabemos que a criatividade é ativada de diferentes formas, entre elas, vivenciando experiências. Logo, aventuras podem estimular seu lado criativo. Contudo, não precisam ser grandes aventuras, como fazer um mochilão para a Europa, pegando carona com desconhecidos.

Apenas coisas simples da vida, como viajar sozinho para a cidade vizinha, tomando um caminho mais logo de volta para casa, saindo a noite com os amigos ou até mesmo conhecendo um lugar que nunca imaginou conhecer. Use de situações inesperadas para alavancar seu processo criativo.

Saia da sua zona de conforto

A primeira vista pode parecer clichê, mas experimente outras formas para estimular sua mente a pensar diferente. Ou seja, é um escritor? Já pensou em se arriscar no desenho? É designer de interiores? Que tal se arriscar criando uma coleção de roupas? Entretanto, não caia na mesmice.

Por fim, não importa se você não tem tanto talento para a outra atividade, você pode descobrir tantas coisas saindo de sua zona de conforto. Até porque, se você não tentar fazer algo diferente, nunca saberá se é ou não bom naquilo. Essa mudança de área pode te auxiliar dando novas perspectivas para o seu trabalho. Então arrisque!

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.