Creator Economy: o futuro dos influenciadores digitais! Entenda!
Não é novidade para ninguém dos business que o mercado está em constante mudança. Neste sentido, recentemente começou a ocorrer algo muito diferente no mercado de criadores de conteúdo, ou na chamada Creator Economy. O fato é que as pessoas precisam prestar atenção nessa no que está ocorrendo urgentemente. Entretanto, para as pessoas que trabalham nesse setor, esse movimento não é nada novo. Vem conferir.
O primeiro fator influente foi a pandemia que acabou trazendo milhares de pessoas para o mundo digital. Tanto para buscar entretenimento, quanto para ser um gerador de conteúdo. Ou seja, na expectativa de monetizar as coisas que gostam e amam fazer para viver.
A segunda está atrelada a Gen Z chegando no mercado de trabalho. Mas o que isso tem de diferente? O fato é que a Gen Z está entrando no mercado para se tornar um creator, não um empregado. Ou seja, um influencer e viver do seu conteúdo. Mas qual é o tamanho da oportunidade hoje para ser um creator?
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Mas o que é a Creator Economy?
De acordo com a SignalFire, empresa de Venture Capital, estimou que cerca de 50 milhões de pessoas no mundo todo se consideram creators/influenciadoras. Somente no Brasil, temos 9 milhões de pessoas. Além disso, de um mapeamento feito recentemente pela Antler, conseguiu-se observar mais de 2020 empresas servindo a Creator Economy, sendo que a maior categoria é a monetização. A ideia de transformar a paixão em conteúdo que envolva dinheiro é um negócio rentável para poder viver.
De acordo com especialistas, existe uma saturação no modelo de negócios baseado em parcerias com marcas. A realidade é que o número de creators cresce muito mais do que as verbas das empresas conseguem suportar. Um exemplo disso é nos Estados Unidos, país em que esse mercado cresce em progressão geométrica, com empresas que possibilitam que fãs comprem vídeos e interações personalizadas com seus creators favoritos.
No fim, a realidade é que acerca desse novo mercado existem muito mais dúvidas do que respostas. De acordo com o fundador do Patreon, pioneiro nessa indústria, Jack Conte, “enquanto os primeiros 20 anos da web foram sobre distribuição e ajudar os criadores a descobrir como alcançar audiência, os próximos anos da web serão sobre reconstruir o mecanismo financeiro para remunerar essas pessoas. Isso vai criar gerações de creators profissionais em tempo integral”.
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