Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Conheça os grupos que podem ter acesso a meia-entrada no cinema

0

Quem nunca desejou fazer uso da meia-entrada no cinema, não é mesmo? Bora conferir os grupos que podem ter acesso a meia-entrada no cinema.

- Publicidade -

Conheça os grupos que podem ter acesso a meia-entrada no cinema

Conforme previsto por lei, a meia-entrada no cinema é um direito de muitos.

Mas, a grande chave disso tudo, é que há algumas regras e definições que acabam não sendo muito conhecidas assim, e dúvidas como: “será que tenho direito?”, começam a surgir na mente de várias pessoas. Confira abaixo mais alguns detalhes sobre a meia-entrada.

Quem pode utilizar?

- Publicidade -

A meia-entrada não foi desenvolvida por estúdios ou produtoras. Na realidade, é uma lei federal que tem como objetivo central facilitar a acessibilidade de mais pessoas consigam ver um filme, um show ou até mesmo uma determinada peça de teatro. A lei nº 12.933/2013 é quem define quem pode ou não ter acesso a tal benefício. São eles:

  •  Estudantes;
  • Pessoas com deficiência e seu acompanhante (caso necessário);
  • Jovens carentes de 15 a 29 anos.

Mesmo que tais pontos sejam vagos, mas a função do texto da lei é categorizar melhor cada um desses pontos. Como por exemplo, estudante não é apenas aquele que decidiu fazer um cursinho de idiomas, mas sim aquele que está matriculado em instituições de ensino de nível básico, médio, profissional-técnico ou superior, incluindo também a educação especial.

Outros grupos
Além dos grupos citados anteriormente, a meia-entrada também é disponibilizada para doadores de sangue, assim como também professores. No entanto, é necessário ficar atento.

Os estudantes, jovens com deficiência e jovens carentes constam em lei federal, já as demais categorias são beneficiadas por leis estaduais. Isso significa que há uma grande variação de região para região.

- Publicidade -

Limites de entradas
Outro ponto relevante, é cada atração pode limitar o número de meias-entradas vendidas. Segundo o que consta na lei, apenas 40% dos ingressos devem ser destinados a determinada modalidade.

Em outras palavras, se um cinema possui 200 lugares, cerca de 80 ingressos deverão ser destinados a meia-entrada, o que significa que depois de ultrapassar tal quantidade, mesmo que o indivíduo possua direito, ele irá pagar o valor inteiro.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.