Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Conheça o museu que guarda sons de equipamentos do passado

0

“Imagine um mundo onde nunca mais ouviremos a inicialização sinfônica de um computador com Windows 95. Imagine gerações de crianças que não estão familiarizadas com a tagarelice dos anjos alojados nas profundezas de uma velha TV de tubo.” Pois bem, essas foram as motivações que levaram Brendan Chilcutt a criar o The Museum Of Endangered Sounds. Se trata de um site que armazena sons de inúmeras tecnologias antigas, ou seja, uma espécie de museu. Conheça o museu que guarda sons de equipamentos do passado:

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

Este novo recurso do Instagram vai te deixar nostálgico! Confira

Conheça o museu que guarda sons de equipamentos do passado

Lançado em janeiro de 2012, esse site busca preservar os sons de equipamentos eletrônicos amplamente conhecidos de décadas passadas. Desse modo, o acervo possui registros sonoros de máquinas de escrever, teletipos e vitrolas, além de trilhas de vídeo games antigos. E. claro o clássico ringtone da Nokia, o saudoso Tamagochi e os efeitos sonoros do Tetris e Pac Man estão presentes por lá também.

- Publicidade -

Logo que o usuário entra no site do museu, ele é recebido por um pop-up contendo instruções e boas-vindas. Para ouvir algum dos 33 sons que estão disponíveis no site, é necessário que você clique na miniatura do som. Caso você deseje parar de ouvir aquele som é preciso dar outro clique.

Além disso, o museu oferece a possibilidade de o visitante ouvir mais de um concomitantemente: basta que o usuário clique em inúmeras miniaturas. Assim é possível criar uma verdadeira sinfonia eletrônica.

Com o intuito de catalogar, guardar e emitir os sons que perderam a popularidade devido ao avanço tecnológico dos equipamentos domésticos, o projeto de Brendan Chilcutt traz consigo uma grande atmosfera nostálgica. Ou seja, é uma maneira muito especial de relembrar o passado e os sentimentos que lá estão guardados. Por outro lado, mostra para as novas gerações os sons de alguns equipamentos com os quais eles não conviveram.

Para acessar o site do museu, é só clicar aqui.

Ah, e por falar em nostalgia, você já viu que o orkut vai voltar?

- Publicidade -

Eaí, gostou deste artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.