Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Conheça a história do computador

0

Hoje qualquer pessoa tem acesso a um computador, mas quem viveu o princípio dessa criação, por volta dos anos 70, sabe não era um aparelho que se tinha em casa. Geralmente, quem utilizava computadores eram as empresas, para trabalhos de programação e computação. Porém, a história do computador é muito mais antiga que isso.

- Publicidade -

A invenção dessa grande tecnologia parte se máquinas que você nem consegue imaginar. E tudo começou no século 19, acredita? Quando a luz elétrica não existia.

O começo da história do computador

Tudo começou em 1801, quando um tecelão criou uma máquina que tecia desenhos de forma automática em seus tecidos. A tecnologia utilizada na época? Cartões de madeira perfurados.

Isso aconteceu na França, e o homem que deu o primeiro passo para uma grande tecnologia foi Joseph Marie Jacquard, que além de tecelão, era um grande empresário.

- Publicidade -

Além disso, algumas décadas depois, em 1848, Ada Lovelace reformulou uma invenção de 1822, de Charles Babbage, que acabou não dando certo na época devido à falta de tecnologia. A invenção era movida a vapor, e servia para calcular tabelas numéricas.

A matemática criou o primeiro programa de computador, e ensinou sobre como utilizar a “Máquina da Diferença”, como era chamada a criação de Jacquard, para calcular números.

Em 1890, o inventor Herman Hollerith, evoluiu a técnica do cartão perfurado para que servisse também para cálculos matemáticos, tecnologia que foi utilizada para calcular o senso de 1880 dos Estados Unidos.

O avanço da tecnologia pelo século 20

- Publicidade -

Como você pode perceber, no princípio os computadores serviam como máquinas calculadoras, e é daí que vem seu nome, já que antigamente este era o nome dado a pessoas que trabalhavam com cálculos.

Foi em 1930 que um grande avanço surgiu para a história dos computadores, com a criação do primeiro computador analógico mecânico automático, por Vannevar Bushm, e em 1936, Alan Turing evoluiu essa ideia para uma máquina universal, que poderia computar qualquer coisa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, o primeiro computador digital foi criado, pelo alemão Konrad Zuse, mas ele foi destruído por um bombardeio em Berlim. No mesmo ano JV Atanasoff e Clifford Berry criaram uma máquina capaz de resolver 29 equações ao mesmo tempo e armazenar os dados em sua memória.

Em 1949, na Universidade de Crambridge, foi criado o primeiro computador prático com programa armazenado, chamado de Calculadora Automática de Armazenamento com Atraso Eletrônico.

Em 1953, o computador deixou de ser uma máquina de cálculos, apenas, e ganhou sua primeira linguagem. Grace Hopper criou a COBOL, que permitia os usuários darem comandos através de palavras em inglês à máquina.

Em 1962 o conceito de memória virtual surge, junto com o computador mais rápido do mundo, o Atlas. Dois anos depois, surge a proposta de um computador com interface gráfica e mouse, ideia de Douglas Engelbart.

Em 1970 temos surgiu o Intel 1103 com chip DRAM, e em 1971 foi inventado o disquete e a impressora a laser. Três anos depois houve a criação da Ethernet, sendo possível conectar diversos computadores e outros equipamentos.

 

O fenômeno do computador em casa

Em 1974 os computadores ganharam o mercado, e nessa época pessoas comuns poderiam ter um em casa. O primeiro foi o Altair 8800, que no ano seguinte recebeu um software de linguagem BASIC de Paul Allen e Bill Gates.

Em 1976 Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a Apple Computers, com o lançamento do primeiro computador com placa de circuito único, o Apple l.

Daí para frente diversas outras ferramentas e acessórios começaram a surgir, e empresas de tecnologia cada vez mais investiam nessa indústria. Em 1981 foi a vez IBM lançar um computador pessoal com CPU Intel e tela colorida, já com sistema operacional MS-Dos as Microsoft.

Em 1983 o houve a criação do CD-ROM, no mesmo ano em que o computador portátil, o laptop. Dois anos depois, houve a criação do Windows, junto a linguagem de programação C++.

A evolução se seguiu, mas a grande novidade surgiu em 1999, com o lançamento do Wi-Fi, que alcançava na época 300 pés.

Tecnologia dos computadores após os anos 2000

Conheça a história do computador

Muita coisa aconteceu para temos máquinas como temos hoje, muito tecnológicas e que nos permitem fazer praticamente tudo. Hoje contamos também com a tecnologia dos smartphones, que surgiu por volta de 2005, com o Android.

Isso abre um mundo de possibilidades para o futuro dos computadores, e cada vez mais novas tecnologias tem surgido no mercado e deixado a população impressionada com o rumo disso tudo.

Assim, hoje estamos vivendo o nascimento da inteligência artificial, que tem feito evoluções incríveis na tecnologia. Isso é apenas o começo, e o futuro deve abrigar surpresas maravilhosas para as máquinas que nasceram de uma simples tecelaria.

 

Então, o que você achou desse artigo sobre o que esperar do consumidor conheça a história do computador? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify

Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.