Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Confira as obras de arte depredadas durante invasão em Brasília

0

Os participantes das invasões a prédios públicos, ocorridos neste último domingo (08) no Distrito Federal, deixaram um grande rastro de destruição ao patrimônio público. Confira aqui as obras de arte depredadas na invasão em Brasília.

- Publicidade -

Os principais alvos das depredações foram o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o ato de vandalismo foi bastante criticado não apenas por representantes do Governo, mas até mesmo da própria oposição, que se posicionou majoritariamente contra a depredação promovida durante o protesto.

O ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, registrou em vídeo algumas imagens dos prejuízos estruturais sofridos no Palácio do Planalto durante a invasão. Além das vidraças quebradas, computadores derrubados e quebrados, móveis revirados e fios arrancados, é possível ver obras de arte como as do pintor brasileiro Di Cavalcanti rasgadas por objetos perfurantes.

O referido ministro qualificou o ato como um atentado à democracia, orquestrado por marginais:

“São marginais e têm de ser tratados como criminosos porque fizeram isso contra a democracia e contra o Brasil.”

 

- Publicidade -

 

Invasão em Brasília causa prejuízo histórico

Outras obras, algumas de grande valor histórico, a exemplo do quadro de José Bonifácio de autor desconhecido, foram danificadas. As esculturas de bronze do salão verde e as obras do pintor Athos Bulcão foram pichadas e cortadas. A “Vênus Apocalíptica” da artista Marta Minujin, foi jogada no chão do Palácio.

Alguns retratos de personalidades políticas de destaque no cenário nacional também foram alvos do vandalismo praticado durante a invasão: o quadro de Renan Calheiros no Senado Federal foi rasgado, o retrato de Marechal Rondon, do pintor W. L. Techmeier, de 1953, foi arrancado da parede.

 

- Publicidade -

 

 

 

Servidores do setor de conservação da Câmara já fizeram uma avaliação dos estragos e a higienização dos locais depredados, possivelmente a ser divulgada.

Já no prédio do STF, o Brasão da República e o Crucifixo foram retirados da parede. Os invasores também arrancaram a porta do armário do Ministro Alexandre de Moraes e o salão nobre da Corte foi completamente destruído.

 

As autoridades ainda estão apurando e identificando os participantes do ato de vandalismo praticado neste último domingo.

 

Talvez você goste de ler também:

CONFIRA OS LOOKS DE JANJA, PRIMEIRA DAMA BRASILEIRA, NA POSSE!

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.