Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como ser mais produtivo na quarentena? Conheça a Ociofobia

0

Você não sabe como ser mais produtivo na quarentena?

- Publicidade -

Você não sabe como ser mais produtivo na quarentena? Imagine esse cenário: você acordou em um dia qualquer, já cansado, tomou café da manhã, e foi trabalhar. Durante seu trabalho, você teve algumas ideias sobre algum projeto pessoal, mas não podia colocar em prática no mesmo momento, então ficou ansioso para terminar o trabalho, voltar pra casa e colocar em prática seu projeto.

Chegando em casa, você finalmente tem o tempo pra colocar aquela ideia em prática, mas você está em exaustão, e prefere gastar seu tempo descansando, afinal você já trabalhou o dia inteiro.

Agora imagine um cenário parecido durante a quarentena, ou durante um feriado, final de semana, algum dia que você não precise trabalhar em horário integral. Você está em casa, trabalhando em Home Office, ou até, nessa dura realidade, foi demitido e tem que enfrentar uma quarentena repleta de Ócio, e tempo “livre”. Mas isso não significa que não existe pressão para trabalhar, arrumar um emprego, ser produtivo.

O tempo livre vira um peso

- Publicidade -

O que acontecia antes continua acontecendo, você ainda tem uns resquícios de ideias e inspirações, mas não pode controlar esses momentos, e quando decide abandonar uma tarefa como terminar um trabalho, enviar um currículo, estudar, para trabalhar em projetos criativos, que te inspiraram, você sente que não pode focar nisso, por quê não vai resolver seus problemas imediatamente, e tem que voltar ao trabalho.

Esse ciclo se repete, de novo, de novo e de novo.

Você fica ansioso e não consegue ser mais produtivo, isso é Ociofobia

Depois disso, você acaba ficando ansioso, e ao voltar ao trabalho, acaba num profundo tédio. Agora com dificuldade de se concentrar, e medo de não conseguir dar conta das coisas que podem te trazer um retorno imediato. Mas calma, não é só você que sente isso, o que você pode estar sentindo é a Óciofobia, ou a “Ansiedade do Ócio”, é um conceito psicológico relativamente novo, aparentemente atribuído ao psicólogo Rafael Santandreu. Aquele medo de não conseguir ser produtivo no seu tempo livre. De não saber o que priorizar, e buscar sempre o perfeccionismo, algo que te dê um resultado muito grande imediatamente.

Como ser mais produtivo na quarentena?

- Publicidade -

Mas como fugir disso? Como não virar um refém da ansiedade do ócio?

Bom, é difícil falar sobre uma solução absoluta, mas podemos pensar em alternativas pra diminuir esse medo. Eu pensei em algumas alternativas que me ajudam nesses momentos, mas claro, é importante frisar que eu não sou Psicólogo, e caso você identifique que tem um problema maior com isso, por favor, procure um profissional. 😉

Seja seu próprio Cliente

Ou ao menos se trate como seu próprio cliente. Afinal, seu tempo é precioso, e você deve dar a devida importância a ele. Quando alguém atende um cliente, nós não inventamos desculpas para não fazer algo, nós apenas o fazemos, não importando se aquilo ficou perfeito ou não, o tempo do cliente é precioso.

Feito é melhor que perfeito

Quem nunca começou algo e não terminou? Um dos motivos de nós ficarmos ansiosos durante o ócio, é que frequentemente entramos em conflitos com nós mesmos. Nós passamos a desacreditar das nossas capacidades, um dos jeitos de tentarmos lutar contra isso é buscando a perfeição no que fazemos. Com isso, achamos que sofreremos menos críticas, e receberemos uma aceitação maior das pessoas, o que normalmente não faz sentido. Ninguém vai passar tanto tempo olhando pra algo que você fez quanto você mesmo. Portanto, apenas você tem a noção do trabalho que aquilo levou para ser feito, das imperfeições, e de o quanto poderia ser melhor.

Mas lembrando, seu tempo é precioso, e um dos jeitos mais fáceis de evoluir é terminando o que você começa, e jogando para o mundo. Afinal, sim, é verdade que você pode receber críticas, mas caso você não termine por medo delas, bom, nem as críticas vão vir.

 

Eu fiz um vídeo sobre esse tema, falando sobre como a Ansiedade do Ócio influencia minha rotina, e o que eu tenho feito pra mudar isso, fique a vontade pra conferir:


Veja também esse artigo sobre como ser mais criativo em 10 passos.

E aí, que achou desse artigo sobre como ser mais produtivo na quarentena? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.