Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como ser mais criativo em 10 passos

0

Criatividade é para poucos? É um dom? Pois bem, não é não! 😐  É algo que precisa ser exercitado e por isso, queremos te mostrar como ser mais criativo em 10 passos.

- Publicidade -

Talvez você já esteja cansado de ouvir essa história, mas você sabe quem foi demitido, aos 22 anos, por ‘não ser criativo o suficiente’? Ele mesmo: Walt Disney.

Como já falamos em outro post aqui do site, todo ser humano é criativo. Pois isso é uma habilidade da nossa espécie! Então, não se engane. A criatividade não é um dom ou um presente divino que apenas um grupo de sortudos possui. Muito pelo contrário, é uma habilidade que precisa ser exercitada.

Pensando nisso, separamos 10 dicas para que você possa começar hoje mesmo a trabalhar essa habilidade em você. E lembre-se: mudar um pouco a cada dia já é um grande evolução 😉

Vamos para os passos então:

 

Fuja da Rotina para exercitar sua criatividade

- Publicidade -

PASSO 1: FUJA DA ROTINA

Realizar um caminho diferente para ir ao trabalho ou até mesmo fazer algo diferente no seu dia, faz com que você crie novas conexões e veja as coisas de uma outra maneira. Isso é importante para trabalhar a criatividade, principalmente por que ela está ligada a resolução de problemas. E você quer maneira melhor de resolver um problema que ver ele sob diferentes pontos de vista?

 

 

Tenha referencias para usar no seu momento criativo

PASSO 2: TENHA REFERÊNCIAS

Mas como eu faço isso? Tudo é referência! Tudo que você consome: seja uma poesia, um livro, uma série, um filme e até mesmo um jantar diferente em algum restaurante ou na casa de alguém. Mas, além disso, você pode organizar suas referências em uma pasta em seu computador ou celular e consultar toda vez que você precisar de inspiração para criar algo.

 

- Publicidade -

Ser Curioso é um passo para a criatividade

PASSO 3: SEJA CURIOSO

Pode parecer óbvio ou até mesmo amplo. Mas a curiosidade está diretamente ligada as dicas acima e faz com que você aprenda coisas novas. Quanto maior o seu conhecimento do mundo, maior será seu repertório para aplicar na criação de algo ou na resolução de um problema. 😉

 

Associe ideias para ser mais criativo

PASSO 4: ASSOCIE IDEIAS

Relacionar coisas que não tem ligação nenhuma entre si pode soar um pouco estranho, mas essa é uma característica da criatividade. Afinal, quando você relaciona duas ideias que não tem nada a ver, você acaba por criar algo novo. Vamos tentar? Imagine algo (pode ser produto, serviço, ou que você quiser), que una os temas fábrica de tecidos e brigadeiro.

 

vá sem medo de errar

PASSO 5: VÁ SEM MEDO!

Não tenha medo de novidades e de errar, pois isso é um passo para começar a treinar sua criatividade.

Novidades são boas, pois como já vimos, ampliam nossas referências e fazem com que façamos associações mais facilmente com outras ideias. Já o errar, que tal trocar pela palavra tentativa? Afinal, é preciso persistência para alcançar um objetivo, não é mesmo?

Então, vá sem medo e jogue suas ideias para o mundo! (tudo bem se você quiser jogar no papel antes, hehe)

 

seja persistente nas suas ideias

PASSO 6: SEJA PERSISTENTE!

Talvez a primeira ideia não seja lá tão boa assim… mas não desista! Vá fundo e esgote todas as suas ideias. Um segredinho: muitas vezes esgotar todas as ideias nos faz perceber que a primeira era boa, muito boa. Mas foi preciso muito trabalho para ver isso. Então, não pare. Continue e tente não se frustrar por ideias que não deram certo, leve a sério a dica anterior 😉

 

 

treine seu cerebro para a criatividade

PASSO 7: TREINE SEU CERÉBRO

O cérebro, assim como os músculos do nosso corpo precisa manter atividades para não ‘atrofiar’. Essas atividades do cérebro (que não é um músculo, deixando bem claro, hehehe) são as dos neurônios, para sermos mais específicos.

Enfim, um bom ‘treino’ para os nossos cérebros são: palavras cruzadas, xadrez, leitura e qualquer atividade que exija um pouco de capacidade mental. Isso pode te ajudar a gerar ideias com mais rapidez, graças aos nossos amados neurônios. ❤️

 

descansar te deixa mais criativo

PASSO 8: DESCANSAR É IMPORTANTE

Ter um momento para fazer algo que te faz feliz é importante, já que pode te deixar mais relaxado e com mais ânimo, além do mais, seu cérebro precisa de um tempinho para processar as informações. Por isso, tenha hobbies, divirta-se e tente descansar bem.

 

Mapa mentais é um passo

PASSO 9: FAÇA MAPAS MENTAIS

E chega aquele momento de tensão onde todas as ideias parecem se misturar e nada mais faz sentido? Calma, respira e organiza um mapa mental!

O Mapa Mental é uma ferramenta muito boa para organizar e conectar as ideias. Você começa de uma ideia central e vai abrindo ramificações, ligando todos os pontos. Dessa forma, as suas ideias aparecem abertas e conectadas, para você poder consultar elas de maneira prática sempre que precisar. 🙂

 

Seu momento criativo

PASSO 10: SAIBA SEU MOMENTO (E ESTEJA NELE!)

Entenda em que momento você está. Afinal, momentos de inspiração surgem e o ideal seria aproveitar eles. Por outro lado, podemos persistir, e ‘criar’ o nosso momento de inspiração.

Mas é preciso encontrar um limite entre a persistência e a simples perda de tempo. Ou seja, não serve de nada mentir para si mesmo e ficar horas na frente do computador (ou onde quer que seja) sem conseguir se concentrar no que está fazendo.

Por isso, aqui vai outra dica importante: quando for fazer algo, tente estar 100% naquilo, com atenção total. Talvez uma meditação ou técnicas de mindfulness podem te ajudar a treinar isso.

 

E mais uma vez, lembre-se: criatividade não é dom… é muito trabalho!

 

E para provar isso vou citar uma fala de uma professora minha na faculdade, onde ela falava sobre o desenho (desenho vai ser assunto para um outro post, eu sei, mas acho que a citação cabe muito bem nesse contexto):

“Se desenhar fosse um dom eu não teria emprego.”

 

Esperamos ter ajudado! Deixe seus comentários aqui e vamos trocar uma ideia. 😊

 

Referências: Viver de Blog  e We do Logos

 

Veja também esse artigo sobre 4 receitas com alimentos que você normalmente jogaria fora.

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.