Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como se escreve censura: com c ou s

0

Com o dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas passaram a ler menos e assistir mais vídeos. No entanto, faz com que a escrita das palavras, muitas vezes, seja esquecida, além disso, escrever não é sinônimo de escrever corretamente. Ocorre que muitas palavras acabam sendo escritas erradas e a palavra “censura” é uma delas.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

Estratégia Vestibulares lança plataforma de vídeos Corujaflix

6 melhores cursos de inglês online de 2022

Como se escreve censura com c ou s?

Essa palavra, especialmente, está no vocabulário de no mínimo metade da população brasileira levando em consideração o cenário político. Em vista disso, é importante esclarecer que as palavras “censsura e sensura” estão completamente erradas.

- Publicidade -

Além disso, é importante enfatizar que o correto é usar o substantivo feminino censura sempre que for referir-se a uma crítica política, moral ou religiosa. A palavra censura indica proibição, restrição ou até mesmo repressão dependendo do contexto.

As regras da fonética e ortográficas.

De acordo com as regras da fonética e também ortográficas da língua portuguesa, no que se refere ao grafeno “s”, pode assumir diversos valores. Desse modo, quando aparece no começo de alguma palavra ou no meio de uma palavra numa posição intervocálica.

Ou seja, sem estar entre duas vogais, assume a pronúncia de “s”, por exemplo: sapato, sílaba, pensar e censo. Quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica passa a ter o som de “z”, sendo exemplos: casa, desânimo e liso.

Mas quando aparece entre vogais, para manter o som de “s”, é preciso duplicá-lo, sendo exemplos: pássaro, missa e massa. No caso da palavra censura, que tem origem no latim, e vem sendo muito utilizada para se referir ao controle da informação. Desta forma, escrever censura das maneiras que foram escritas no exemplo do segundo parágrafo (“censsura e sensura”) está errado.

- Publicidade -

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.