Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como se aposentar e aumentar a aposentadoria sendo MEI?

0

Hoje, é sabido que os Microempreendedores Individuais, os (MEI), podem garantir o direito de receber a aposentadoria no valor de até um salário-mínimo. Além disso, também possuem o direito de se aposentarem por idade por meio do pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que é possível aumentar o valor da aposentadoria por intermédio do pagamento de 20% de um salário-mínimo para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

Agora, MEI poderá parcelar dívidas em até 145 vezes! Confira!

Primeiros passos para encontrar a identidade visual de sua marca

MEI: truque fundamental para aumentar a sua aposentadoria

O que é um MEI?

- Publicidade -

Em suma, o MEI foi criado no ano de 2008 e passou a ser uma opção muito procurada por empresários, uma vez que é um tipo de CNPJ fácil e simples de abrir. Dessa maneira, quando o assunto é iniciar seu pequeno negócio, muitas pessoas acabam recorrendo a essa modalidade. Em vista disso, o MEI pode ser interpretado como um tipo de CNPJ que se destina a formalizar os trabalhadores autônomos que não prestam nenhum tipo de serviço CLT. Na realidade prática do dia a dia, é uma forma de combater a “precarização” do trabalho autônomo. Além disso, o MEI ajuda diretamente também na redução da carga tributária e do recolhimento simplificado por meio do Simples Nacional.

Como me aposentar como MEI?

Para se aposentar sendo um MEI, no ano de 2022, os homens precisam ter ao menos 65 anos de idade e as mulheres no mínimo 62 anos de idade. Todavia, é importante destacar que também é exigido um tempo de contribuição que pode ser alterado conforme o período em que o trabalhador iniciou a sua contribuição com a Previdência Social. Em vista disso, devido à reforma da Previdência Social, aqueles que já possuem contribuição com o INSS antes do ano de 2019 (anterior à reforma), precisam ao menos de 180 meses de contribuição, ou seja, 15 anos de contribuição para poder se aposentar como um MEIO.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.