Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como saber se o seu aparelho está recebendo a tecnologia 5G

0

A novidade em tecnologia de comunicação está chegando de forma gradual para todo Brasil, algumas capitais já contam com o serviço, logo as demais também receberão o sinal em breve. Entretanto, você sabe se realmente já está recebendo o sinal do 5G? Aqui vamos apresentar algumas dicas de como você pode fazer a verificação dos dados que recebe e comprar com o padrão que deve ser entregue pela nova velocidade de navegação.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

Internet 5G chega no Brasil; confira quem poderá acessar!

MITO OU VERDADE | Tirar o celular da tomada antes de atingir os 100% realmente causa problema?

Teste o sinal da sua internet 5G agora!

- Publicidade -

Vale ressaltar que as operadoras estão liberando o 5G puro em capacidade máxima, conhecido por termos técnicos como 5G SA (standalone), de cidade em cidade. Para constatar que você recebe o total de dados programados pela tecnologia, a principal dica é verificar a velocidade de conexão pelo seu celular. Diversos aplicativos fazem essa função com muito êxito, entre eles o SpeedTest da OoKla.

Ao fazer o download do aplicativo é possível fazer as verificações de velocidade, download e upload, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G promete velocidade acima de 1gb/s, número cem vezes maior do que a tecnologia atual do 4G.

Em média, desde a chegada na capital no Distrito Federal, a velocidade média do 5G AS tem estado nas margens entre 300mb/s e 400mb/s, de acordo com as operadoras. Contudo, a velocidade prometida pelo 5G foi identificada em momentos de únicos do sinal.

Nem tudo está funcionando

Segundo Leonardo Capdeville, vice-presidente de tecnologia da TIM, o cliente pode fazer a verificação de velocidade de conexão através de múltiplos aplicativos. Ele também explica que “a TIM foi a empresa que sempre defendeu a rede standalone no Brasil, pois é uma tecnologia que vai permitir desenvolver aplicações especiais com baixa latência e diferenciação de serviços como garantia de banda para aplicações específicas como games, realidade virtual e industrial”.

- Publicidade -

Entretanto, além do 5G DSS e do 5G AS, as operadoras terão acesso a outra infraestrutura a NSA (non standalone), esta última faz uso das antenas 5G e centrais de dados 4G, de acordo com a próprias operadoras não existe diferença na velocidade do 5G entre as instâncias, o que as diferencia é a baixa latência que a SA oferece. Ainda segundo o executivo, os fabricantes de smartphones podem criar ícones que identifique a tipologia do 5G conectado, a fim de informal em qual instancia de rede está sal frequência de navegação.

Então, o que você achou desse artigo sobre a tecnologia 5G? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.