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Como o TikTok está mudando as nossas vidas

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O TikTok é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Atualmente, sua popularidade se deve a infinidade de conteúdos presente neles, por meio de vídeos curtos e interativos. A plataforma também é palco de diversas discussões, e isso tem preocupado uma parte grande da sociedade. Entenda como o TikTok está mudando as nossas vidas.

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Acontece que, diante de diversas opiniões geradas por criadores de conteúdo, começou a se falar bastante da projeção de consentimento das massas. Isso quer dizer que, acredita-se que a plataforma consente que grupos moldem a opinião pública por meio de direcionamento de conteúdo.

O que é o consentimento das massas?

Surgiu em 1891, por Edward Bernays, que trabalhava na área de relações públicas e propaganda. Ou seja, de acordo com ele, a combinação de mídia, publicidade e relações públicas poderiam manipular grandes massas. Para ele, elas ficariam mais suscetíveis a aceitar novas ideias, comportamentos e produtos.

Além disso, Bernays acreditava que as massas não eram racionais e que suas vidas eram motivadas por emoções inconscientes e desejos. Ou seja, quando isso era despertado, as massas poderiam aceitar tudo de forma mais fácil.

O que o consentimento das massas tem a ver com o TikTok?

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Além disso, se Bernays conseguiu distinguir isso no final do século 19, onde a publicidade se limitava a jornais, revistas e panfletos. Pode-se entender o patamar que isso toma com a chegada das mídias digitais, principalmente com a internet e as redes sociais.

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Outrossim, hoje é muito fácil para empresas e figuras espalhares suas ideias e mensagens, já que as redes permitem um alcance muito maior. Afinal, pode ser feito de um jeito mais barato, abrangendo um público alvo com maior assertividade.

Isso porque as redes sociais, e principalmente o TikTok, enviam seus conteúdos de acordo com o interesse dos usuários, então é muito fácil entrar em uma bolha onde só uma opinião é emitida.

Na publicidade, muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, utilizam as redes sociais como palco para divulgares seus produtos, e o investimento tem sido muito alto, trazendo um retorno que vale realmente a pena.

Como desejam manter os vendedores e consumidores presos às plataformas, as redes acabam promovendo estes produtos aos usuários, manipulando seus desejos, e impulsionando atitudes para que suas opiniões sejam moldadas de acordo com o comportamento que o mercado deduz.

Mas porque o TikTok tem potencializado isso?

O primeiro de tudo, é devido ao algoritmo utilizado pela plataforma, que personaliza o conteúdo que os usuários vão receber, de acordo com seus comportamentos na internet.

Dessa forma, uma alienação maior acontece, devido a entrega apenas de conteúdos condizentes com suas crenças e interesses, deixando-os livres de outras opiniões ou opções que podem abrir novos horizontes e pensamentos.

Além disso, o conteúdo nessa rede tem um grande potencial reprodutivo, e praticamente vitalício. Dependendo da quantidade de visualizações, ele estará sempre circulando e alcançando mais e mais pessoas.

Ele também conta com um conteúdo autêntico, onde pessoas reais falam sobre assuntos e indicam produtos, o que é capaz de gerar uma identificação maior. O próprio formato de conteúdo também é bem apelativo, devido a ser vídeos curtos e muito interativos.

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