Como me tornar um freelancer se não tenho portfólio?
A pergunta mais comum para freelancers iniciantes é como mudar para freelance sem um portfólio. Aqui você vai encontrar algumas ideias e dicas do que fazer se você não tiver experiência e portfólio, mas quiser trabalhar.
Como encontrar tempo para criar um portfólio
Eu sempre recomendo mudar para freelance gradualmente, isso aconteceu comigo e com muitas pessoas que conheço. Se você planeja continuar trabalhando em seu campo, use os projetos que realizou no seu trabalho principal. Você tem o direito de mostrá-las como uma demonstração de suas habilidades, a menos que especificado de outra forma no contrato de trabalho.
Se você mudar completamente a esfera de trabalho, crie um portfólio no seu tempo livre: à noite, nos fins de semana e nas férias. Então, quando você sair do trabalho, você já terá vários projetos autorais e concluídos que podem ser mostrados aos clientes em potencial.
Às vezes, há situações em que você perde o emprego e decide trabalhar como freelancer, não há portfólio e também deseja alterar o segmento de trabalho. Nesse caso, dedique-se algumas semanas: trabalhe todos os dias exclusivamente para criar novos trabalhos e em diferentes categorias (se você é um ilustrador , não se concentre em apenas um tipo de ilustração – para despertar interesse de vários clientes, você precisa ter pelo menos 3-5 trabalhos de diferentes assuntos: design gráfico online e offline, identidade visual, esboços, logotipos).
Depois disso, você pode começar a procurar pedidos.
Como criar um portfólio se não houver pedidos
Certamente seus amigos, parentes e colegas estão trabalhando em algum lugar ou realizando seus próprios projetos. Ofereça seus serviços em condições preferenciais ou gratuitamente.
Para quem esses métodos são adequados?
Todo mundo que cria um produto visual em texto: , ilustradores, redatores, tradutores, especialistas em SEO, diagramadores, fotógrafos, vídeo maker, especialistas em animação 2D / 3D – pode usar o método de criação de um portfólio para projetos publicados.
Se você é um programador, profissional de marketing, advogado, contador, consultor – a maneira de procurar os primeiros projetos por meio de seus amigos é adequada para você.
Outra opção é desenvolver seu projeto e praticar nele.
O principal é procurar oportunidades em tudo para provar a si mesmo e não subestimar seus talentos. Não espere um “projeto perfeito” que seja “digno” de ser colocado em um portfólio. Espalhe tudo o que você fez com suas próprias mãos. No início da transição para o freelancer, tente desligar o perfeccionismo e a autocrítica, permita-se cometer erros e seja um artista imperfeito.
Então, quando você já tiver desenvolvido um portfólio e concluído cem ou dois pedidos, entenderá que nunca haverá um projeto ideal, à medida que aprendemos e desenvolvemos ao longo de nossas vidas, e cada novo trabalho será melhor que o anterior.
Gostou desse desse artigo sobre como me tornar um freelancer se não tenho portfólio? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! Veja também esse artigo com sobre 3 itens para você ter uma inovação criativa.