Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como identificar um falso coach?

0

Hoje, um grande número de pessoas se autodenominam coachs. Mas como saber qual deles é realmente um profissional e quem é simplesmente popular nesta profissão?

- Publicidade -

Eu sugiro que você se familiarize com a lista de coisas que um verdadeiro coach nunca fará ao trabalhar com você.

Então, vamos prosseguir para os erros:

 

1. FALA MUITO

Se durante a sessão o coach fala muito, começa a contar algumas histórias, compartilha sua experiência, preste atenção nisso. A proporção ideal em uma conversa é 80/20 ou 70/30 no máximo. Ou seja, 80% da conversa, o coach escuta silenciosamente o cliente. Caso contrário, a sessão pode se transformar em apenas uma conversa agradável entre duas pessoas.

 

- Publicidade -

2. NÃO ESCUTA

Se você chega à sessão e vê que o coach não está te ouvindo, pensando nos seus e não está envolvido na conversa, pense nisso. O coach, idealmente, deve ter uma escuta ativa, isto é, quando ele não apenas ouve você, mas também sente.

 

3. FALA MUITAS PALAVRAS PROFISSIONAIS

Não há nada de errado em saber essas palavras, mas quando elas começam a ser usadas durante uma sessão na frente do campeão e não são explicadas ao mesmo tempo, não é muito bom. Psicologicamente, o cliente, não entendendo o significado das palavras, começa a elevar o coach e passa a ser um seguidor: “Ele é tão esperto! Olha o quanto ele sabe!” E de acordo com os princípios do coaching, a sessão deve ser realizada em pé de igualdade, pois cada um é um profissional da sua área.

 

4. DIZ O QUE E COMO FAZER

- Publicidade -

Se, durante a sessão, eles começarem a lhe dizer como agir na situação atual, pense se se trata mesmo de um coach. Pode ser um consultor, coachr, mentor, professor. O coach, mesmo que ofereça alguma coisa, sempre haverá uma pergunta no final: “Você acha que isso poderia servir para você, ou talvez você tenha visto outras opções?” Você deve seguir um plano para o seu futuro, e não seguir a receita de bolo que alguém deu para a solução de seus problemas. 

 

5. DECIDIU QUE ENCONTROU A SOLUÇÃO PERFEITA

Este ponto será manifestado pelo fato de que você pode se sentir como se estivesse sendo forçado por perguntas dirigidas a fazer algo. O perigo é que, se o coach já determinou por si mesmo o que e como você deve fazer, ele não o encoraje a encontrar as melhores opções, mas comece a impor as suas próprias, às vezes rejeitando todas as suas idéias. Não faça isso.

 

6. NÃO VÊ DIFERENÇA ENTRE AVANÇO E EMPATIA

Avanço e empatia são importantes e extremamente úteis. No coaching, é importante mostrar empatia, entender como você se sente e apoiar, mas não mergulhar na empatia. Como isso pode ser prejudicial? Se o coach está imerso em suas experiências, começa a sentir suas emoções e as adota, isso interfere na avaliação objetiva da situação. Ele se encontra ao seu lado e, assim como você, torna-se refém do problema. E, conseqüentemente, ele não é capaz de pensar sobre sua solução e direcioná-lo nessa direção.

 

7. NÃO ENTENDE A ÁREA DE RESPONSABILIDADE

Se você está escutando: “Vou melhorar a sua vida”, “Vou torná-lo rico, inteligente, bem-sucedido …” – você deve prestar atenção a isso. O resultado 100% é muito estranho e cheira a charlatanismo. No coaching, você é o responsável pelo resultado, já que suas ações determinam o quanto a vida vai mudar, a tarefa do especialista é trabalhar com eficiência com toda a dedicação durante a sessão de coaching e ajudar a explorar a si mesmo e a situação.

 

8. AVALIA

Um coach é uma pessoa sem princípios morais. Sim, no início do trabalho, ele pode ver se vocês estão próximos um do outro nas visões ou não, se vocês convergem energeticamente. Então, vendo as diferenças, ele pode se recusar a trabalhar com você. Mas no decorrer da sessão ele nunca avaliará você e suas ações, dirá o que é bom e o que é ruim, se aprova ou não suas ações.

Esses são os principais pontos a serem observados. Novamente, todos os itens acima não são 100% indicadores de um trabalho não profissional ou falso, mas também podem indicar prática insuficiente.

No entanto, tenha isso em mente e não se deixe enganar. Esteja mais atento.

 

E aí, que achou desse artigo sobre Como identificar um falso coach? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Você também vai gostar desse artigo sobre Triciclo autônomo promete revolucionar os serviços de entrega

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.