Como funciona o Pix parcelado?
Sem sombra de dúvidas, o Pix chegou para revolucionar o mercado financeiro e trazer facilidade para os consumidores em suas transações bancárias. Nesse sentido, com a ascensão dessa ferramenta, diversas instituições financeiras passaram a ofertar o Pix em uma modalidade que permite parcelar os valores enviados.
O objetivo dessa é facilitar ainda mais os pagamentos. Permitindo assim, por meio desse serviço, enviar valores para outros sujeitos, ou até mesmo para pessoas jurídicas, de forma imediata e pagar as parcelas no seu cartão de crédito.
Talvez você também goste de ler:
Saiba como funciona o PIX agendado do Nubank
Apple Pay supera MastarCard em valores de transações
Como funciona o Pix parcelado?
O Pix parcelado funciona como um cartão de crédito. Ou seja, quando você faz um Pix parcelado, você paga o valor de acordo com as parcelas que você fez. No entanto, o fornecedor do produto ou serviço que você comprou receberá o valor inteiro.
Além disso, é importante destacar que o Pix parcelado não é um mecanismo oficial do Banco Central. Ou seja, é um serviço que foi criado e é oferecido por diversas instituições financeiras. Deste modo, uma dúvida recorrente é se o Pix parcelado possui uma taxa de juros alta.
O Pix parcelado possui taxa de juros?
Inicialmente, é preciso deixar claro que sim, o Pix parcelado possui uma taxa de juros. Isso ocorre porque é uma linha de crédito ofertada pelos bancos. Ou seja, existem dois tipos de parcelamento por meio do Pix: o parcelamento atrelado ao cartão de crédito e o produto de crédito à parte.
Portanto, nessa primeira opção, o cliente faz o pagamento das parcelas na própria fatura do cartão de crédito e pode se livrar dos juros se manter as faturas do cartão em dia. Já a segunda opção conta com uma taxas de juros parecidas com as do crédito consignado. Ou seja, podendo atingir valores de 2% a 3% ao mês. Por isso, antes de parcelar um pix, se informe da taxa que será cobrada de você.
Quais são as vantagens e as desvantagens?
A principal vantagem é que você consegue parcelar a compra e pagá-la à vista ao mesmo tempo. Ou seja, você consegue descontos fazendo a compra à vista, mas pode parcela-lá no seu cartão de crédito, por exemplo. Em contrapartida, a principal desvantagem é a cobrança de juros que podem atingir percentuais altos.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!