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Como dizer adeus aos clientes desconfortáveis

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Baixa remuneração, tarefas monótonas, desentendimentos com o cliente motivam a procura de novos projetos. O medo, a incerteza e as relações com o cliente acabam. Mas para se desenvolver e ganhar mais, às vezes é preciso dizer adeus. Neste artigo, vamos mostrar pra você a melhor forma de como dizer adeus aos clientes desconfortáveis e abandonar projetos de forma natural sem prejudicar ninguém.

 

Por que é difícil dizer adeus a um cliente

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Primeiro de tudo, é importante perceber que esta é uma prática normal. O contratante e o cliente nem sempre conseguem encontrar uma linguagem comum. Isso acontece na relação cliente e contratante com muita frequência.

Medo de ficar sem dinheiro

Desistir de parte de sua renda é uma etapa difícil. Encontrar um novo projeto pode levar várias semanas. Mesmo que você compreenda as perspectivas de tal decisão, você não quer se espremer financeiramente.

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O que fazer: é mais fácil arriscar com dinheiro. É ideal ter uma reserva financeira por alguns meses, você pode aprender mais sobre reserva financeira no Seu Crédito Digital. Mas um freelancer trabalha com vários clientes, isto também se torna uma rede de segurança.

Se você perder um, os outros continuarão. É mais seguro aceitar projetos de diferentes áreas. Por exemplo, as esferas do turismo, restaurantes, eventos offline perderam receita durante a pandemia, enquanto os negócios online, pelo contrário, aumentaram.

 

Medo de não encontrar um projeto

É chato trabalhar quando o cliente paga pouco. E parece que é melhor ter um projeto assim do que ficar completamente sem trabalho.

O medo irá embora se você entender a estratégia para encontrar novos clientes. Crie um portfólio, leia dicas, busque informações, crie contatos. É importante treinar essa habilidade como qualquer outra. Você pode enviar seu portfólio para quantos lugares você quiser. Mesmo que um novo projeto não seja necessário agora, as respostas positivas aumentam a auto-estima e aliviam os medos.

 

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É inconveniente decepcionar o cliente

Deixar clientes agradáveis ​​e amigáveis ​​é mais difícil, afinal, você não quer decepcionar e criar aborrecimentos.

O que fazer: O cliente escolhe um autônomo, não contrata um funcionário: ele entende os benefícios e os riscos de sua decisão. Os problemas começam não quando o autônomo sai, mas quando ele sai sem avisar e lança todas as tarefas.

Basta conversar com antecedência com o cliente sobre a saída, discutir o andamento das tarefas e a área de responsabilidade. Combine o que é importante concluir.

 

Barreiras

É difícil relatar a saída, perder a estabilidade, mudar o habitual. Mas isso se torna um problema quando o problema é adiado por meses.

Etapa 1. Determine o que está acontecendo respondendo às seguintes perguntas em sequência:

  1. O que eu penso e o que sinto?
  2. Como é a interação com o cliente? Houve algum relacionamento semelhante no passado? Acontece que, no passado, pessoas importantes nos tratavam mal. Podemos internalizar essas interações e reproduzi-las.
  3. O que vai acontecer comigo se eu recusar um pedido, eu não vou mais aceitar pedidos que não me atendem?
  4. Qual é a pior coisa disso?

Etapa 2. Avalie o realismo de suas previsões: o quanto você acredita nisso?

Etapa 3. Em seguida, avalie o resultado realista: o que você ganhará e o que perderá se recusar esse pedido. Correlacione os custos emocionais e a renda recebida.

Etapa 4. Pense em como parar de receber ordens que exijam muita energia emocional. Pensa nas habilidades, o valor de si mesmo como especialista, a capacidade de lidar com a ansiedade, a capacidade de dizer “não”.

 

Resumindo

  1. Mudar de cliente faz parte do trabalho e é um ponto necessário para o crescimento.
  2. É desagradável para todos abandonar o habitual, relatar a saída.
  3. Avise sobre sair com antecedência, conclua os trabalho iniciados ou repasse para terceiros.
  4. É mais seguro sair com portfólio e economia.
  5. Procure um novo cliente antes de sair.
  6. Os clientes estão prontos para chegar a um meio-termo e basta conversarem com eles de maneira honesta e razoável.

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