Como definir o tom de voz da sua marca?
O tom de voz de uma determinada marca é o que faz a comunicação e a interação dela com o público serem mais próximas e assertivas. Da mesma forma, isso vale para os clientes em potencial. Afinal, é através do tom de voz que você determina quem é o público com quem está se comunicando e quais as linguagens ideias para tornar essa comunicação fluída. Nesse sentido, é importantíssimo saber que as palavras e imagens são responsáveis por moldar a opinião do público.
Ou seja, o tom de voz da marca serve, basicamente, para fazer com que os clientes lembrem da sua marca e de qual maneira eles irão lembrar. Sabe aquela experiência incrível na troca de um produto? Ou ainda, aquela péssima experiência? Isso tudo faz parte da mensagem que o tom de voz visa passar. Quer saber como encontrar o tom de voz para a sua marca e defini-lo? Continue lendo e confira aqui essas dicas que temos para você.
Talvez você goste de ler também:
Lições sobre posicionamento de marca para aprender com o BBB23
12 marcas que fazem conteúdos legais no TikTok
Como definir o tom de voz da minha marca?
Primeiramente, vale ressaltar que, para um tom de voz ser assertivo, uma marca precisa ter pilares estruturados e bem claros. Ou seja, além de um tom de voz, é essencial definir a missão, propósito e valores da sua marca. Para tal, é preciso refletir acerca do que faz tornar a sua empresa única e o que ela representa para o mercado.
Outro ponto que é fundamental é a criação de uma declaração de missão que seja concisa para os seus clientes. Essas declarações devem ser capazes de responder às seguintes questões: Quais são os objetivos da sua empresa?; Como você planeja atingir seus objetivos?; Quem é seu público-alvo?; e Pelo que você deseja que sua empresa seja conhecida?
Em suma, pode-se dizer que existem quatro tipos de demissões do tom de voz de uma marca, sendo esses: Engraçada X séria; Formal X casual; Respeitosa X irreverente e Entusiasmada X prática. Essas dimensões devem ser pensadas sempre levando em consideração o produto que você quer comercializar e o tipo de serviço que pretende oferecer.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!