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2.488 KM sem abastecer: ESTE é o combustível do futuro? Conheça o Hidrogênio Verde

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Você já ouviu falar sobre o hidrogênio verde? Confira a seguir mais sobre esse combustível do futuro que permite que seu carro ande mais de 2 mil quilômetros sem abastecer!

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Nos últimos anos, temos testemunhado uma crescente conscientização sobre a importância da transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

E não é sem motivo: afinal, com a ameaça das mudanças climáticas se tornando cada vez mais real, é de fato preciso buscar por alternativas aos combustíveis fósseis.

Contudo, entre essas alternativas, uma tem chamado a atenção de cientistas, engenheiros e ambientalistas: o Hidrogênio Verde.

Segundo pesquisas, com esse tipo de combustível você poderia percorrer mais de 2 mil quilômetros SEM precisar abastecer. Quer saber mais? Então, confira o texto completo a seguir!

O que é o Hidrogênio Verde, o combustível do futuro?

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hidrogênio verde

Você sabe o que é o Hidrogênio Verde? Trata-se de um combustível que promete revolucionar a maneira como nos deslocamos e alimentamos nossas indústrias.

Sua principal característica é a produção por meio de fontes de energia renovável, tornando-o uma opção ecologicamente correta em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais, por exemplo.

Na prática, o Hidrogênio Verde é chamado “verde” devido ao seu processo de produção, que é ambientalmente sustentável. Isso porque, diferentemente do hidrogênio cinza, produzido a partir de combustíveis fósseis, o hidrogênio verde é obtido por meio da eletrólise da água, usando energia renovável, como a solar ou eólica.

Assim, um dos principais benefícios desse processo é a sua versatilidade. Até porque o hidrogênio pode ser armazenado e transportado com facilidade, o que o torna uma opção atraente para o setor de transporte, especialmente para veículos pesados, como caminhões e ônibus.

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Mas será que a moda chega nos carros?

Aplicações e vantagens do hidrogênio verde

O Hidrogênio Verde tem várias aplicações que o tornam uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis, inclusive em relação ao transporte.

Sim, o hidrogênio pode ser usado em veículos movidos a células de combustível, oferecendo uma alternativa de baixa emissão para carros, caminhões e até mesmo trens.

Contudo, embora o hidrogênio verde ofereça todos esses benefícios, ainda existem muitos desafios significativos a serem superados antes que ele possa se tornar uma alternativa amplamente adotada.

O principal deles é o custo. Hoje, a produção de hidrogênio verde é mais cara do que a obtenção de hidrogênio a partir de fontes fósseis. Dessa forma, a redução dos custos é fundamental para a viabilidade a longo prazo.

Além disso, existe toda uma infraestrutura de armazenamento e distribuição de hidrogênio que deve ser desenvolvida e expandida antes de atender a tanta demanda. Outro problema é que o hidrogênio é altamente inflamável, e por isso requer precauções especiais em seu manuseio e armazenamento.

E o carro que anda mais de 2,4 mil km sem abastecer?

Sim, não esquecemos dessa parte. Existe de fato um carro motivo à hidrogênio verde, testado recentemente em um circuito da França e que entrou para o livro dos recordes.

Estamos falando do Eco-Runner, um carro movido a hidrogênio que percorreu exatos 2.488,45 quilômetros com apenas um quilo de hidrogênio em seu tanque.

Antes disso, o recorde pertencia a um carro elétrico da Renault, que usava metanol como combustível e tinha rodado 2.056 quilômetros.

hidrogênio verde: o combustível do futuro

Como mencionamos, o Hidrogênio Verde representa uma esperança para o futuro da energia limpa e sustentável. Entretanto, por hora, é impossível adaptar essa tecnologia para o nosso dia a dia, não apenas devido a custos, mas também por falta de infraestrutura e segurança.

Seja como for, é possível que em algum momento no futuro o hidrogênio verde se torne mais acessível e possível, assim como já aconteceu com outras tecnologias no passado.

Até lá, você provavelmente vai precisar de mais abastecidas no seu carro para atingir mais de 2 mil quilômetros rodados.

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