IMPERDÍVEL: Governo oferece CNH de graça, saiba como fazer a sua
O Governo acaba de oferecer 3.500 vagas para tirar CNH de graça, bora entender como é que faz
Como assim CNH de graça?
Se você sempre sonhou em obter a tão desejada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mas foi impedido pelos altos custos do processo, chegou a hora de realizar esse sonho. O programa CNH Social está de volta e, dessa vez, vai oferecer a gratuidade na emissão do documento para milhares de futuros condutores.
Talvez você goste de ler também:
Governo oferece CNH de graça, saiba como fazer a sua
O governo do Espírito Santo anunciou a abertura de 3.500 vagas destinadas à obtenção da primeira via da habilitação, bem como para adição ou troca de categoria. Todas as taxas serão cobertas pelo programa, ou seja, os participantes não precisarão desembolsar nenhum valor durante o processo.
Essa é uma oportunidade imperdível tanto para aqueles que desejam tirar sua primeira CNH nas categorias A (motocicleta) ou B (carro), quanto para aqueles que já são habilitados e desejam adicionar as categorias A ou B, ou até mesmo realizar uma mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Do total de vagas disponibilizadas, 40% são destinadas à primeira habilitação, 20% para adição de categoria e 40% para mudança de categoria.
Como se inscrever para obter CNH de graça?
Agora, você deve estar se perguntando como fazer parte desse programa incrível. As inscrições estão abertas no site do Detran/ES (Departamento Estadual de Trânsito) e vão até às 23h59 do dia 28 de julho. No entanto, é importante ressaltar que para concorrer a uma das vagas, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter no mínimo 18 anos de idade;
- Possuir habilidade de leitura e escrita;
- Ter CPF e Carteira de Identidade ou documento equivalente;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Comprovar domicílio ou residência no Espírito Santo;
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH ou apresentar deficiência que impossibilite a obtenção do documento.
A seleção dos candidatos será feita automaticamente, levando em consideração alguns critérios: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiários do Bolsa Família; e a data e hora de inscrição.
Para os sortudos aprovados, todos os custos do processo de habilitação serão cobertos pelo governo, o que inclui taxa da autoescola, exame psicotécnico, aulas teóricas e práticas, além dos exames teórico e prático.
Considerações finais
Essa é realmente uma oportunidade única para milhares de pessoas que sonham em conquistar a sua CNH e não tinham condições de arcar com os altos gastos envolvidos. Com essa iniciativa do governo do Espírito Santo, a mobilidade e o acesso a oportunidades de emprego serão ampliados, pois muitas vezes a falta de habilitação se torna um obstáculo para conquistar determinadas vagas de trabalho.
Além disso, o programa CNH Social também contribui para a segurança no trânsito, uma vez que visa a formação de condutores conscientes e bem treinados, o que pode reduzir o número de acidentes nas vias.
Portanto, se você se enquadra nos requisitos estabelecidos e tem o desejo de obter a sua CNH, não deixe passar essa chance. Corra e faça a sua inscrição no site do Detran/ES antes que o prazo se encerre.
Lembre-se que a oportunidade de conquistar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita pode estar a apenas alguns cliques de distância. Aproveite essa chance e dê um passo importante em direção a um futuro com mais mobilidade, independência e oportunidades!
Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.