Um problema muito frequente, e que acomete a maioria das mulheres (e também alguns homens), é a celulite. Aquele famoso aspecto de “casca de laranja” em nossa pele. Geralmente, a celulite está presente nas coxas, nádegas, abdômen e parte inferior das costas, sendo causada por depósitos de gordura sob a pele. Mas será que celulite tem cura?
A verdade é que são vários os fatores que podem acarretar o desenvolvimento da condição, incluindo idade, sexo, níveis hormonais, estilo de vida, alimentação, falta de exercício e até fatores genéticos.
Contudo, embora não seja prejudicial à sua saúde, muitas pessoas se incomodam com a celulite e buscam formas de reduzi-la. Principalmente por motivos estéticos.
Mas a pergunta é: celulite tem cura? Existe uma forma de acabar com ela? É o que veremos no texto a seguir.
Celulite tem cura? Veja se é possível acabar com esse problema
Se você já deu uma pesquisada por aí, sabe que a indústria de cosméticos investe pesado em produtos para reduzir ou eliminar celulite e outros problemas de pele. Toda esse publicidade é focada especialmente no público feminino, com foco no bumbum e nas coxas.
Mas, afinal, a bunda perfeita sem celulite existe? Celulite tem cura?
A questão é que muitos desses produtos, apesar de parecerem milagrosos, não cumprem o que prometem. Existem, sim, algumas fórmulas que podem ajudar a amenizar o problema. Mas a verdade é que a celulite não é algo fácil de eliminar.
Em geral, os ingredientes mais indicados para amenizar o problema são retinol, cafeína, extratos de plantas (como centella asiática e arnica, por exemplo), e alguns antioxidantes, incluindo vitaminas C e E.
Outros remédios manipulados (sempre indicados por um nutricionista) podem ajudar a amenizar a celulite em alguns casos. Contudo, devem sempre ser receitados por um profissional da saúde especializado.
E aí, celulite tem jeito?
Algo muito importante de destacar é que, apesar de muitos produtos e fórmulas de fato auxiliarem no aspecto da celulite, esses resultados muitas vezes são sutis e apenas temporários.
Além disso, para que você alcance uma ação de fato efetiva, é preciso aplicar esses produtos todos os dias, sem erros, por um longo período de tempo. Além disso, não espere milagres, pois eles não acontecem.
A verdade é que se celulite tem cura ou não é difícil dizer, pois uma solução definitiva ainda não existe. Entretanto, a associação de hábitos mais saudáveis e tratamentos como drenagem linfática e radiofrequência podem melhorar muito a aparência da sua pele. Mas é possível que a celulite não seja 100% eliminada.
A questão é que acabar com a celulite também envolve adotar todo um novo estilo de vida, e não apenas tomar o remédio do momento. Uma boa alimentação, combinada com a prática de exercícios físicos, é fundamental nesse sentido.
Além disso, vícios como cigarro e álcool não ajudam, assim como a ingestão exagerada de sal, açúcar e gordura, geralmente presentes nos ultra processados.
A dica de ouro: alimentação + exercícios + água!
Por fim, a dica de ouro é: beba muita água e aposte em uma alimentação saudável e, principalmente, rica em fibras. Parece chato ouvir de novo e de novo que beber água é a solução dos seus problemas, mas é verdade.
Muitas vezes não precisamos de remédios milagrosos, apenas de um corpo hidratado, uma rotina de exercícios e uma alimentação balanceada.
E lembre-se: se a sua celulite não sumir 100%, e você não atingir a bunda lisinha sem efeitos, não tem problema, pois ninguém possui esse corpo.
A questão não é se celulite tem cura, e sim que ela é uma condição normal e comum. O que podemos fazer é encontrar formas de amenizar a questão estética. Mas amar o seu corpo, acima de qualquer coisa, é sempre o mais importante. 😉